chuvas fortes

Em 48h, Recife registra quase 80% das chuvas previstas para maio

De acordo com a Defesa Civil do Recife, as chuvas chegaram a 258 mm em algumas partes da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 25/05/2022 às 7:53
Notícia
X

A Defesa Civil do Recife informou, na manhã desta quarta-feira (25), que a capital pernambucana registrou, nas últimas 48 horas, chuvas que chegaram a 258 mm em algumas partes da cidade. Segundo o órgão, o acumulado representa quase 80% do total previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm.

Das 17h da terça-feira (24) às 5h desta quarta (25), a Defesa Civil recebeu 78 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas. O órgão informou que nenhuma das ocorrências foi grave. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 0800 0813400.

Nesta manhã, o prefeito João Campos pediu que as pessoas evitem se deslocar na cidade. "A gente também pede que as pessoas evitem deslocamento na cidade. Vamos priorizar os serviços e as atividades essenciais. Nosso foco deve ser agora sobretudo com a segurança e a vida das pessoas", afirmou.

A prefeitura anunciou a suspensão das aulas da rede municipal, e recomendou que o mesmo fosse feito pela rede privada de ensino. Equipes da Defesa Civil acompanham a situação das áreas de morro.

Já a CTTU monitora os pontos de alagamento. Cerca de 150 agentes e 165 orientadores de trânsito atuam nas áreas afetadas pelas chuvas. A prefeitura informou que entre 0h e 5h30, não foram registrados sinistros de trânsito com vítimas. Técnicos atuam para solucionar problemas em semáforos; pelo menos sete foram identificados.

Outros órgãos municipais, como a Secretaria de Infraestrutura e a Emlurb, estão mobilizadas para demandas como poda e retirada de árvores e serviços de desobstrução da rede de drenagem. Até as 7h30, foram registrada três ocorrências com árvores e queda de galhos.

Ação Inverno

A Prefeitura do Recife informou que está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno 2022, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado.

A ação, ainda de acordo com a gestão municipal, inclui obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outros.

Tags

Autor