manifestação

Protesto interdita dois sentidos da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda

Familiares e amigos de motociclista desaparecido após chuvas cobram agilidade nas buscas pelo Corpo de Bombeiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 26/05/2022 às 7:46 | Atualizado em 26/05/2022 às 10:48
Notícia
X

Com informações do repórter Emerson Pereira, da TV Jornal

Um protesto realizado na manhã desta quinta-feira (26) interditou os dois sentidos da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. Quem organizou a manifestação foram amigos e familiares de um motociclista que está desaparecido desde a última terça-feira (24). O protesto já foi encerrado.

A manifestação foi realizada próximo ao cruzamento com a Perimetral, no bairro de Peixinhos. Com a interdição da via, os veículos não podiam passar e os ônibus estacionaram na avenida enquanto não era feita a liberação. Uma equipe da Polícia Militar foi ao local.

Os amigos contam que Areogildo Antônio de Vasconcelos Júnior, 36 anos, estaria voltando de uma partida de futebol na terça, quando teria caído no canal conhecido como Lava Tripa.

Gildo, como é conhecido, estaria saindo do bairro de Jardim Brasil, em Olinda, com destino ao Alto do Capitão, em Dois Unidos, Recife, onde mora. Ele trabalha como encarregado da Defesa Civil do Recife. O órgão informou que acompanha o caso.

Parentes e amigos alegam que, mesmo acionado, o Corpo de Bombeiros não teria agido para tentar localizar a vítima. Pouco antes das 8h desta quinta, equipes da corporação chegaram ao trecho com equipamentos para mergulho. Com uma chuva forte caindo no horário, o fogo ateado em pneus e entulhos pelos manifestantes começou a ser apagado. Aos poucos, a via foi desinterditada.

Amigo de Gildo, Gleidson Veloso participou do protesto. "Já que eles chegaram, em nome de Jesus, eu creio que agora ele vai ser encontrado, para ter um enterro digno. Para que a esposa e a família consigam fazer o velório dele, ele merece", afirmou.

Antes, os parentes reclamavam sobre o que chamaram de negligência da corporação. Eles afirmaram que desde a quarta (25) tentam acionar o órgão, mas até esta manhã não tinham recebido assistência. Segundo eles, uma equipe chegou a ir ao canal, mas pouco depois afirmou que havia outra ocorrência e saiu, com a promessa de que voltaria. A equipe voltou pouco antes das 8h desta quinta.

Na quarta (25), moradores da área decidiram mergulhar no canal para tentar encontrar Gildo, e acharam a motocicleta.

"Ninguém tem cabeça para trabalhar com uma situação dessas. A gente não tem capacidade para entrar [e entrou]. Arriscou outras vidas para tentar salvar o nosso amigo", lamentou um amigo de Gildo, em entrevista à TV Jornal.

O irmão de Gildo, Agildo, que também participa da manifestação, contou que soube do desaparecimento ao ser informado de que o motociclista não voltou para casa na terça à noite. A família descobriu que a vítima havia caído no canal após ver imagens de câmeras de segurança da área.

"Desde ontem eles [bombeiros] não aparecem aqui, dizem que estão vindo e não chegam. Minha mãe fica lá dopada, minha cunhada e minha sobrinha [também esperando]", lamenta.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros confirmou que as buscas serão iniciadas nesta quinta-feira (26).

Tags

Autor