meteorologia

Vai chover hoje em Pernambuco? Veja o que diz a Apac e a previsão para o fim de semana

Semana foi de chuvas intensas no Grande Recife e Zona da Mata

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 27/05/2022 às 7:54
X

Quem mora no Grande Recife e na Zona da Mata de Pernambuco viu o tempo fechar completamente ao longo desta semana, com fortes chuvas causando transtornos e até mortes. Nesta sexta-feira (27), o céu está parcialmente nublado a nublado, o que gera expectativa sobre se vai continuar chovendo ou não.

De acordo com a previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), deve haver continuidade das chuvas. Apesar disso, com menor intensidade: de fracas a moderadas, em todo o Estado.

As chuvas fortes podem voltar ao longo do fim de semana, devido a um sistema meteorológico que se aproxima do litoral nordestino.

"A previsão da Apac identificou a aproximação de um sistema meteorológico chamado distúrbio ondulatório de leste (DOL). Esse sistema, naturalmente, quando chega na costa nordestina, provoca precipitações significativas", explica o meteorologista Roni Guedes.

O sistema deve chegar a Pernambuco a partir deste sábado (28), aumentando as precipitações para moderada a forte, seguindo até o domingo (29).

As chuvas mais fortes podem ocorrer principalmente no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste. "Caso necessário, se o sistema evoluir, emitiremos avisos meteorológicos", diz o meteorologista.

A previsão do tempo da Apac pode ser acompanhada através do site e redes sociais da agência, que recomenda que a população siga as orientações da Defesa Civil.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou para a possibilidade de chuvas mais intensas a partir desta sexta-feira (27), à noite, em todo o litoral do Nordeste.

De acordo com o aviso do instituto, a precipitação deve chegar com maior intensidade em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Alagoas. São esperadas chuvas com acumulados de 150 a 200 mm por dia.

“Desde a semana passada a gente começou a emitir notícias e notas sobre as condições de chuva na Região Nordeste para os dias seguintes. Essa chuva ficaria concentrada principalmente no leste, desde o litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte e elas foram bem mais intensas desde quarta", afirma a coordenadora geral de Meteorologia Aplicada do Inmet, Márcia Seabra.

De acordo com a coordenadora, houve uma elevação acima da média na temperatura das águas dos oceanos que gerou um aumento na umidade. Essa umidade está sendo transportada pelos ventos para o continente, o que acaba gerando um grande volume de chuvas.

Tags

Autor