decreto

Prefeitura de Olinda decreta situação de emergência por causa das chuvas

Município confirmou quatro mortes em decorrências das chuvas

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 28/05/2022 às 16:04 | Atualizado em 28/05/2022 às 16:18
Notícia
X

A Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, decretou, neste sábado (28), situação de emergência devido à magnitude das chuvas registradas nesta semana.

"Devido à grande dimensão das chuvas, precisamos de um suporte maior do Governo do Estado e do Governo Federal. Todo apoio é necessário", afirmou o secretário de Defesa Civil do município, coronel Carlos D'Albuquerque.

O decreto possibilita maior rapidez nos processos de contratação de pessoas e compras de suprimentos e insumos. Além disso, prevê o reforço por parte de outras esferas da União.

O decreto deve durar por 120 dias, podendo ser revogado ou prorrogado por igual período, a depender da necessidade.

A Prefeitura de Olinda informou ainda que de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o índice pluviométrico medido da última quarta-feira até agora em Olinda é o maior de toda a história, desde que se iniciou a medição pelo órgão.

A Secretaria de Educação de Olinda informou que por causa das chuvas, estão suspensas as aulas na próxima segunda-feira (30) "visando à impossibilidade das famílias e alunos terem acesso às unidades de ensino".

Olinda registrou quatro mortes

Desde o início da semana, quatro mortes foram confirmadas devido às chuvas em Olinda, sendo três em deslizamentos de barreira.

As vítimas dos deslizamentos foram José Cláudio da Silva, 62 anos, encontrado morto ainda na quarta-feira (25) no Córrego do Abacate; o armador de construção civil Sérgio Pimentel dos Santos, 53, e a dona de casa Rosimere Silva de Oliveira, 47, retirados dos escombros da residência deles na quinta (26), após mais de 24 horas de buscas.

Na quinta-feira (26), também foi confirmada a morte de um motociclista que tentou atravessar uma área de alagamento no bairro de Peixinhos. O encarregado da Defesa Civil do Recife e ex-jogador de futebol profissional Aureogildo Antônio de Vasconcelos Júnior, 36 anos, estava desaparecido desde a terça (24).

Tags

Autor