Alerta

PREVISÃO DE CHUVA: confira a previsão do tempo da Apac para este domingo (29) em Pernambuco

Agência renovou o alerta de chuvas para algumas regiões do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 28/05/2022 às 21:40 | Atualizado em 28/05/2022 às 21:44
X

Após uma semana de chuvas intensas em Pernambuco, este domingo (29) deve ser de continuidade das precipitações no Estado.

Ainda no sábado (28), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso meteorológico indicando a possibilidade de chuvas fortes para algumas regiões do Estado.

Com a renovação do alerta, a Apac manteve o nível de risco para "vermelho", que aponta para grandes transtornos para a população.

Em nota, a Apac informou estar acompanhando a evolução dos sistemas meteorológicos atuantes em Pernambuco. As chuvas devem continuar até este domingo na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste.

"Para o domingo (29), deve ficar com intensidade moderada a forte, pois o sistema começará a reduzir ao longo do dia e se deslocar para Alagoas. Os modelos indicam maior probabilidade de chuvas para Mata Sul e Agreste Meridional", diz a Apac.

Alerta vermelho

A Apac tem três níveis de avisos meteorológicos: estado de observação (amarelo), estado de atenção (laranja) e estado de alerta (vermelho).

No nível amarelo, as chuvas podem ultrapassar os 30 mm. No nível laranja, a precipitação pode ser maior que 50 mm e no vermelho, próximo ou acima de 100 mm.

Confira:

  • Estado de Observação – Chuva prevista ou observada com intensidade moderada, com menor probabilidade de causar impactos.
  • Estado de Atenção – Previsão de condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo.
  • Estado de Alerta - Previsão de condição extrema dos fenômenos meteorológicos com risco muito alto e intensidade excepcional.

Entre os transtornos já registrados no Grande Recife estão alagamentos e o deslizamento de barreiras, que deixaram mais de 30 mortos.

De acordo com a Apac, no Agreste há previsão de chuvas com intensidade moderada a forte e no Sertão, há previsão de chuvas fraca.

Tags

Autor