serviços

Chuvas deixam parte da população sem energia e água no Grande Recife

Alguns desligamentos foram realizados por medida de segurança

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 28/05/2022 às 20:26
DIVULGAÇÃO
Companhia elétrica afirmou que falta de energia é fruto de um desligamento de segurança para evitar acidentes em áreas alagadas - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

As chuvas fortes que caíram na Região Metropolitana do Recife (RMR) afetaram o fornecimento de água e de energia dos moradores. A Neoenergia Pernambuco informou que fez o desligamento preventivo da energia em áreas alagadas neste sábado (28), em trechos do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Igarassu, e Camaragibe.

A Neoenergia informou que mantém equipes de prontidão em regime de contingência atuando em ocorrências pontuais registradas no Grande Recife. Entre as principais causas dos chamados estão ocorrências relacionadas à interferência de árvores na rede de distribuição de energia, deslizamento de terra e solo encharcado.

A empresa disse ainda que triplicou a quantidade de equipes de prontidão desde a sexta-feira (27). A Neoenergia ressaltou ainda que por causa dos alagamentos e dificuldades de acesso, o tempo para o atendimento do chamado pode ser comprometido.

Água

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o abastecimento de água foi suspenso totalmente em alguns municípios da região. Em outros, a suspensão foi parcial. Os motivos da suspensão são a falta de energia elétrica ou por medida de segurança, segundo protocolo de abastecimento em áreas de risco.

No Recife, o abastecimento dos Curado 4 e Curado 5 está sendo impactado pelas chuvas e por quedas de energia elétrica. Em Olinda, o abastecimento também foi comprometido. A Compesa afimra que atende o município com apenas 50% da produção normal, o que ocasiona queda de pressão e falta d'água em alguns pontos.

Jaboatão dos Guararapes teve o fornecimento de água suspenso de forma preventiva em Dois Carneiros, Jardim Quitandinha, Zumbi do Pacheco, UR-11 e Alto Santa Rosa, desde a sexta-feira (27). No sábado (28), foram paralisadas duas unidades de bombeamento, além das estações elevatórias de Sucupira e de Jardim Jordão. O fornecimento de água foi suspenso em Muribequinha, Jaboatão Centro, Santana e Socorro.

Em Paulista, o abastecimento de água da Vila Torres Galvão e de Arthur Lundgren I e II foi suspenso de forma preventiva, em atendimento ao protocolo de segurança para áreas de morros consideradas de risco pela Defesa Civil do município. A previsão de retorno é a manhã deste domingo (29).

O abastecimento de água também foi afetado no Conjunto Antônio Maria, Lot. Alameda, Jaguarana, Riacho de Prata I, parte de Maranguape 2 e parte do bairro de Pau Amarelo, devido à interrupção do fornecimento de energia nas unidades que atendem essas áreas.

Em Camaragibe, o abastecimento foi suspenso para todo o município. Em Moreno, houve o rompimento de um componente em um conjunto de bombas da ETA Moreno, o que provocou a suspensão do fornecimento em algumas localidades da cidade, cujo calendário de distribuição seria neste sábado (28). As áreas afetadas foram: Bela Vista (parte alta), Galinha D'água, João Paulo II (parte baixa), COHAB, Alto da Estrela e Alto da Liberdade.

Em São Lourenço da Mata, o rompimento de parte da ponte velha do município arrastou trecho da tubulação que passa no local, responsável pelo atendimento do Parque Capibaribe. Para conter o fluxo de água na tubulação para os devidos reparos, foi necessário suspender a operação da Estação de Tratamento de Água - ETA Várzea Una, fato que impacta no abastecimento de toda a cidade.

A Compesa informou que equipes de plantão atuam nas situações de emergência. A Neoenergia também foi notificada para restabelecer a energia elétrica nas unidades afetadas. A companhia pede a compreensão dos moradores e informa que "todos os esforços estão sendo feitos para a normalização operacional dos seus sistemas".

Comentários

Últimas notícias