Quando a chuva vai diminuir em Pernambuco? Veja previsão do tempo da Apac e do Climatempo
Meteorologistas ouvidos pelo Sistema Jornal do Commercio revelaram previsão do tempo para os próximos dias no Estado
Os pernambucanos, principalmente quem mora na Região Metropolitana do Recife (RMR), vivem um clima de apreensão e luto coletivo devido às vítimas das fortes chuvas que atingem a área desde a semana passada.
Até a manhã desta segunda-feira (30), foram confirmadas 91 mortes pelo Governo de Pernambuco, além de 26 desaparecidos desde a última quarta (25), a maioria em deslizamentos de barreiras. Cinco mil pessoas estão desabrigadas.
Quando a chuva vai diminuir em Pernambuco?
O pior de tudo é que as chuvas ainda devem continuar nos próximos dias, o que ainda exige a atenção dos moradores de áreas de risco.
A reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) ouviu meteorologistas que detalharam a previsão do tempo para os próximos dias no Estado.
Meteorologista do Climatempo, Carine Gama lamenta que ainda deve haver muita chuva ao longo desta segunda, em todo o Grande Recife.
"É uma chuva que não para, ela acontece ao longo de todo o dia, intercalada com períodos de céu muito nublado e varia de moderada até fraca intensidade. É uma chuva bastante intermitente ao longo dessa segunda-feira, sem melhorias, sem períodos de céu claro, de aberturas de sol, o que ajudaria principalmente a corporação do Corpo de Bombeiros para conseguir encontrar as vítimas, até mesmo ajudar durante o resgaste por conta de toda essa chuvarada que atinge boa parte do leste de Pernambuco", afirmou, em entrevista à Rádio Jornal.
De acordo com a especialista, apenas no interior do Estado a chuva deve ser mais pontual.
"Toda a faixa leste, tanto na divisa com Alagoas quanto na divisa com a Paraíba, a chuva ainda deve ser bastante intensa, muito persistente e atingindo principalmente as áreas do litoral. Então a tensão segue elevada para toda a faixa leste do estado".
Quando vai parar de chover em Pernambuco?
Segundo Carine Gama, a chuva deve continuar "volumosa e bastante frequente até pelo menos quarta-feira, depois melhora na quinta e na sexta, mas no sábado volta a ser um pouco mais expressiva. A partir do próximo domingo, aí sim, a gente tem uma boa desintensificação dessa chuva, os dias voltam a ser mais ensolarados e a chuva deve acontecer com volumes em torno de cinco até sete milímetros".
A meteorologista chamou a atenção para o fato de, em 72 horas, ter chovido o correspondente à média de todo o mês de maio no Recife. Nesse período, os acumulados foram de 300 mm. A média de maio é de 312 mm.
"É como se toda a chuva de maio acontecesse em apenas três dias, e a persistência dessa chuva ainda no decorrer dos próximos dias, mantém todo o cuidado em relação a novas áreas de alagamentos, deslizamentos, inundações e escorregamentos de terra, já que o solo está muito encharcado e a chuva persiste no decorrer dessa semana", pontuou.
De acordo com Zilurdes Lopes, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), após a passagem do sistema Distúrbio Ondulatório de Leste, a previsão para esta segunda (30) é de chuva com intensidade moderada na Mata Norte, na Mata Sul, na Região Metropolitana do Recife e também no Agreste. No Sertão, a previsão é de chuva com intensidade de fraca a moderada até sexta-feira.
"No fim de semana, a tendência é de diminuição de chuva em todo o litoral pernambucano", afirma.
O mesmo é observado por Fabiano Prestrêlo, também da Apac, que informou que nos próximos dias, a intensidade da chuva deve ser reduzida, podendo ficar na categoria moderada, que vai de acumulados até 50 mm. "Essas chuvas são comuns para essa época do ano, já que estamos no período chuvoso, que vai dos meses de abril até julho", disse.