TEMPORAL

ONDAS DE LESTE PERSISTEM: chuva que causou destruição e morte em Pernambuco pode continuar; veja a previsão

Mesmo com a continuação do fenômeno, Apac diz que agora o alerta é amarelo, ou seja, merece atenção da população de Pernambuco

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 29/05/2022 às 19:47 | Atualizado em 29/05/2022 às 20:57
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Chuvas persistem no Estado desde a semana passada - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

Embora as chuvas tenham diminuído em Pernambuco, a população deve continuar atenta. O alerta vermelho emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) passa agora para amarelo, o que significa estado de atenção.

 

"O alerta vermelho, que temos desde a tarde de sexta-feira (27), passa para o alerta amarelo. Continuamos em situação de ocorrência de chuvas. O sistema permanece, embora perdendo força. Estamos acompanhando", afirmou a presidente da Apac, Suzana Montenegro, no início da noite deste domingo (29).

Segundo ela, será uma chuva mais fraca. "Mas ainda estamos no alerta amarelo e por isso merece atenção, sobretudo na Região Metropolitana, Mata Norte e Mata Sul", ressaltou Suzana.

Nesta noite de domingo e madrugada de segunda a chuva deve ser moderada, conforme previsão da presidente da Apac. "Não deve passar dos 50 milímetros. Será mais ou menos como a que tivemos na madrugada de sábado para domingo", explicou.

A Apac informou que o sistema meteorológico permanece ainda no oceano, provocando algumas pancadas de chuvas sobre áreas do Pernambuco. "

A previsão indica redução gradual do nível, para chuvas moderadas, mas ainda persistente em algumas regiões que já estão em condição de risco".

Entenda as Ondas de Leste:

O fenômeno chamado Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs) ou Ondas de Leste (OL) é o responsável por provocar as fortes chuvas capazes de causar tragédias e mortes no litoral e zona da mata de Pernambuco.

O conhecimento sobre o fenômeno das Ondas de Leste não é novo. Há registros de estudos sobre os Distúrbios Ondulatórios de Leste desde a primeira metade do século passado.

Ondas de Leste nada mais são do que um fenômeno que provoca forte calor na região do Oceano Atlântico, próximo à costa da África, influenciando nos campos de vento e de pressão.

Na costa de Pernambuco, isso chega empurrado pelos ventos e se traduz na formação de muitas nuvens com chuvas fortes no período que engloba o outono e inverno na região, ou seja, entre maio e o início de agosto.

 

 

Comentários

Últimas notícias