TRAGÉDIA

CHUVAS EM PERNAMBUCO: auxílio à população prejudicada pela enxurrada será definido com as prefeituras

Secretário Estadual de Defesa Social, Humberto Freire, faz apelo à população que não retorne às áreas de risco

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 31/05/2022 às 19:15 | Atualizado em 31/05/2022 às 21:27
Notícia
X

O governo de Pernambuco vai definir junto às prefeituras dos municípios atingidos pelas chuvas como será o repasse dos R$ 100 milhões destinados pelo Estado à população. Durante rápida coletiva de imprensa nesta terça-feira (31), o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, adiantou que o auxílio poderá ser em dinheiro ou em doações. 

"O governador Paulo Câmara conversou hoje com os prefeitos e designou secretários para tratar direto com os gestores e fazer com que os recursos cheguem a quem precisa. A distribuição do auxílio está sendo avaliada com cada prefeitura. Poderá ser a distribuição de gêneros alimentícios, de colchões, de vestimentas ou de dinheiro. Vai depender da necessidade", observa.

BUSCAS

O secretário diz que com o encerramento das buscas em Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, o trabalho vai continuar em outras áreas. "Vamos prosseguir com os esforços em Milagres, no Curado, e também em busca da última vítima em Camaragibe. Também temos equipes fazendo buscas de duas pessoas que teriam sido levadas por enxurradas. Para isto nós temos dois botes e mergulhadores especializados nos dois locais onde as pessoas desapareceram", diz Freire. 

O apelo da SDS é para que as pessoas não voltem aos locais de risco mesmo após o encerramento das buscas. "A gente precisa atender às recomendações da Defesa Civil e não reocupar esses locais que ainda têm risco. Isso porque as chuvas ainda prosseguem e os locais ainda estão bem comprometidos", reforça.

Pernambuco continua contando com o apoio das equipes do Corpo de Bombeiros de outros estados. São profissionais especializados na busca de pessoas desparecidas. O Estado conta com o apoio de Bombeiros da Bahia, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Com a contabilização de mais seis mortos, totalizando 106, Pernambuco tem a maior tragédia de chuvas que se tem registro. Supera, em número de vítimas, a enchente de julho de 1975 quando 104 vidas foram perdidas. 

Tags

Autor