HABITAÇÃO

Protesto no Centro do Recife: ocupações populares e famílias prejudicadas pelas chuvas pedem por moradia e assistência

Manifestantes atearam fogo em pneus e papelões, bloqueando o trânsito na Avenida Martins de Barros

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 08/06/2022 às 11:38 | Atualizado em 08/06/2022 às 13:25
Notícia
X

Manifestantes protestam nesta quarta-feira (8) por moradia no Bairro de Santo Antônio no Centro do Recife. No grupo, estão representantes ocupações populares e famílias que tiveram prejuízos causados pelas últimas chuvas em Pernambuco.

Manifestantes atearam fogo em pneus e papelões, bloqueando o trânsito na Avenida Martins de Barros, também no Bairro de Santo Antônio, e devem seguir em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, para pedir por políticas públicas de habitação e urbanismo.

Uma das ocupações participantes é a do prédio Segadas Vianna, no imóvel que pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que estava abandonado até 120 famílias adentrarem, em 17 de maio de 2021. No aniversário de um ano da ocupação em 17 de maio deste ano, o Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) já havia feio um outro ato.

Participam também pessoas que perderam os bens devido às fortes chuvas das últimas semanas no Estado, como Tatiana, entrevistada pela TV Jornal, de Nova Descoberta, na Zona Norte da capital. "À 1h da manhã me acordei com água no pescoço, foi terrível. Estamos precisando de ajuda, muita gente perdeu tudo, inclusive eu. Ninguém da prefeitura e do governo do estado foi lá", afirmou a mulher.

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBPE) informou ter sido acionado para a ocorrência às 11h05. A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) também acompanha o ato.

CTTU orienta condutores

Pelo Twitter, a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) publicou informou por quais caminhos os condutores devem seguir para desviar do protesto, já que foi feita a interdição da Ponte Maurício de Nassau.

Assim, os veículos que seguem no sentido Sul devem utilizar a Ponte Giratória; os que vêm do Cais Santa Rita em direção ao Centro não podem seguir pela Ponte Giratória e realizam desvio pela Av. Nossa Senhora do Carmo; e os que estão na Av. Martins de Barros também seguem pela Av. Nossa Senhora do Carmo.

 

A ocupação no prédio Segadas Vianna iniciou em 17 de maio de 2021, no imóvel que pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que até então estava abandonado.

Tags

Autor