CATOLICISMO

Na Sé, dom Fernando Saburido celebra missa em ação de graças aos 75 anos, momento de sua renúncia

Conforme é estabelecido no Código de Direito Canônico da Igreja Católica, dom Fernando Saburido anunciou sua renúncia como Arcebispo de Recife e Olinda

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 10/06/2022 às 22:15 | Atualizado em 10/06/2022 às 22:19
Notícia
X

No dia que completou 75 anos de idade, o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, anunciou a sua renúncia ao cargo, conforme é estabelecido no Código de Direito Canônico da Igreja Católica. Em celebração ao seu aniversário, dom Fernando presidiu uma missa em ação de graças na Catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda.

Na presença de familiares, amigos e membros da Igreja Católica, dom Fernando falou da palavra de Cristo e do seu amor para com todos os fieis. Se solidarizou com as vítimas da tragédia ocasionada pelas chuvas que caíram em Pernambuco e intercedeu pela compaixão dos cristãos para com àqueles que perderam tudo e precisam recomeçar a vida.

Logo após a palavra, dom Fernando celebrou a ceia diante dos fiéis, ao som de cânticos e louvores, relembrando a ressurreição de Cristo Jesus. 

BETO/DLC
Dom Fernando Saburido missa de aniversário - BETO/DLC

“Fico feliz com todos os presentes. Alegria grande tê-los conosco. Sem irmão sacerdócios, sem vocês, não conseguiria nada. Fico feliz de ter sido esse elo com todos”, disse dom Fernando Saburido. “Minha missão quando cheguei era unir e voltar ao essencial que é anunciar o Reino de Deus. Fazer sobretudo pela vida. E foi o que fiz”, complementou.

Em sua comunicação ao Papa, dom Fernando relembrou do seu início no sacerdócio. “Na minha carta ao Papa disse que tive muito medo (quando surgiu o convite para assumir a arquidiocese). Jamais pensei em ser bispo. Na minha juventude até pensei em desistir de ser padre. Lutei. Relutei. Rejeitei a primeira proposta, mas aqui estou. Fiz a vontade de Deus”, declarou dom Fernando Saburido.

POLÍTICOS

Muitos políticos estiveram presentes na missa em homenagem a dom Fernando Saburido: , prefeito João Campos (PSB), o seu irmão e pré-candidato a deputado federal Pedro Campos (PSB), além da mãe Renata Campos (viúva de Eduardo Campos).

“Dom Fernando sempre teve muito compromisso com a nossa terra e com o nosso Estado. Hoje é dia de celebração e de alegria. Passa um filme na cabeça da trajetória de dom Fernando na arquidiocese. Foi um caminho desafiador, mas muito importante para Recife e Olinda. Dom Fernando sempre esteve conosco na luta contra a pandemia e na maior trajetória climática do Estado. Ele sempre esteve ao lado do povo. Assim como Cristo nos ensinou. Que sigamos os mesmos ensinamos e caminhos que Dom Fernando trilhou”, disse o prefeito do Recife João Campos.

Outros políticos que também compareceram na celebração do aniversário de dom Fernando foram: o senador Humberto Costa (PT) e a deputada estadual e pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT). Além deles, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), a vice-governadora de Pernambuco e pré-candidata ao Senado, Luciana Santos (PCdoB), e a vereadora Liana Cirne (PT).

“Um bom nome é melhor que ouro e prata. E esse é dom Fernando. Uma referência para todos nós. O felicito pelo aniversário e pelo trabalho feito à frente da arquidiocese de Olinda e Recife”, falou o prefeito de Olinda, professor Lupércio.

Já a vice-governadora de Pernambuco relembrou de quando Dom Fernando assumiu o cargo. “Meu testemunho aqui é da lembrança de quando dom Fernando entrou aqui, com seu espírito pacificador. A vinda dele acalmou muitos corações, porque ele fortaleceu a fé cristã e a prática do amor ao próximo e a compaixão”, disse Luciana Santos.

TRAJETÓRIA

O Arcebispo dom Antônio Fernando Saburido ficou por quase 13 anos à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Filho de Pedro Antônio Saburido e Severina Lira Saburido, o dom Fernando Saburido nasceu no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, a 32 km do Recife, em 10 de junho de 1947. Segundo a sua biografia, ele cursou o Ensino Fundamental e Médio em Vitória de Santo Antão e no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no bairro da Várzea, no Recife. A conclusão foi no Colégio Estadual Oliveira Lima, no Recife.

Já em 1975, ele ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda, o qual foi pelo recebido pelo abade dom Basílio Penido. Lá, dom Fernando Saburido teve sua formação monástica e cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica do mesmo mosteiro.

Antes de assumir a Arquidiocese de Olinda e Recife, foi administrador e pároco das Paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda; Vigário-geral e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Também fez parte do Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores e Conselho Econômico da Arquidiocese.

Ele é o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e trigésimo segundo Bispo a ocupar o sólio olindense.

Dom Antônio foi eleito Bispo no dia 31 de maio de 2000, além de Sagrado Bispo no dia 20 de agosto do mesmo ano. Cinco anos depois, foi nomeado Bispo de Sobral, Ceará, no dia 18 de maio. Estava como Arcebispo de Olinda e Recife desde o dia 16 de agosto de 2009.

Presidente Regional

Já como Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando foi eleito para a função de presidente do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no dia 8 de maio de 2014. O cargo foi em sucessão a Genival Saraiva, bispo de Palmares, que teve sua renúncia acolhida por ter atingido a idade máxima para a função.

Tags

Autor