pandemia

Cidade de Pernambuco contraria determinação do Estado e volta a exigir uso de máscaras. Entenda

Números da covid-19 aumentaram após as festas juninas em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 01/07/2022 às 10:36 | Atualizado em 01/07/2022 às 12:07
Notícia
X

A Prefeitura de Triunfo, no Sertão de Pernambuco decretou a obrigatoriedade do uso de máscara como forma de proteção à covid-19 em alguns locais do município.

O decreto afirma que a obrigatoriedade do uso de máscaras é válida por tempo indeterminado em estabelecimentos comerciais, industriais, bancários e de serviços, incluindo órgãos da administração pública municipal.

De acordo com o documento, entre os dias 5 e 25 de junho, que incluem o período das festas de São João, o número de casos confirmados de covid-19 quadruplicou em Triunfo. O município afirma que os índices voltaram a atingir níveis recordes.

Após as festas juninas, o número de casos confirmados aumentou em todo o Estado.

"Os estabelecimentos descritos deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara ou cobertura sobre o nariz e a boca", diz o artigo 2º do decreto assinado pelo prefeito Luciano Fernando de Sousa (Luciano Bonfim).

O decreto, datado da quarta-feira (29) e divulgado nessa quinta-feira (30), foi publicado pela gestão nas redes sociais.

O Governo de Pernambuco deixou de exigir o uso de máscaras em locais fechados desde abril. Pelas regras do Estado, a obrigatoriedade permanece apenas em serviços de saúde, farmácias, transporte coletivo e escolas.

Em nota enviada ao JC, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que continua monitorando a evolução do cenário epidemiológico da covid-19. A pasta disse que "as medidas para conter o vírus são sempre proporcionais ao momento epidemiológico vivenciado e que qualquer nova medida dentro do Plano de Convivência com a Covid-19 será amplamente divulgada".

A secretaria lembrou que o uso de máscara continua obrigatório em escolas, unidades de saúde, farmácias e no transporte público. A SES-PE também afirma que, neste momento de maior circulação viral, "recomenda a utilização da máscara pela população em ambientes fechados, especialmente por pessoas com sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos e idosos".

A SES esclareceu ainda que os municípios também têm autonomia para flexibilizar ou não as medidas sanitárias de combate a covid-19, de acordo com o cenário epidemiológico que estiver enfrentando.

A secretaria reforçou ainda a importância do avanço na imunização da população com todas as doses disponíveis para o enfrentamento da covid-19.

"Para evitar formas graves e óbitos pela Covid-19, é necessário manter alta a taxa de titulação de anticorpos contra a doença e essa proteção só é mantida com a aplicação das doses de reforços, já que as vacinas utilizadas atualmente têm um tempo de duração determinado. Desta forma, a decisão individual de não tomar ou atrasar as terceiras e quartas doses pode impactar o aumento de casos da covid-19, pressionando novamente a rede de saúde", alerta.

Covid-19 em Triunfo

O boletim epidemiológico mais recente divulgado pela prefeitura de Triunfo, na quinta (30), mostra que o município confirmou 31 novos casos de covid-19 na data. São 198 casos ativos atualmente no município.

Tags

Autor