MAR

Marinha alerta para ressaca do mar, com ondas altas em Pernambuco e outros estados

A Marinha do Brasil emitiu um aviso alertando para "um sistema de alta pressão" que poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste, com altura de até 2,5 metros, desde Ilhéus (BA) até Natal (RN)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/07/2022 às 18:17
Notícia
X

A Marinha do Brasil emitiu um aviso, nesta sexta-feira (1º/07), alertando para "um sistema de alta pressão" que poderá provocar ressaca e afetar a faixa litorânea entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, com ondas de direção Sul a Sudeste, com altura de até 2,5 metros, desde Ilhéus (BA) até Natal (RN).

A ressaca do mar que é quando as ondas ficam mais violentas, num movimento de arrebentação.

Segundo a Marinha, a previsão é válida para a faixa litorânea entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, ou seja, abrangendo também os estados de: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, entre as noites dos dias 2 e 4 de julho.

Em entrevista à Rádio Jornal no ano passado, Hernande Pereira, coordenador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco da Universidade Federal Rural de Pernambuco (IRRD/UFRPE), explicou que o litoral de Pernambuco passa por vários momentos de grandes ondas durante o ano.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por APAC (@apac_oficial)

Na prática, ondas de 2,5m causam quais tipos de danos?

H.R.: A sobre-elevação do nível do mar de causa meteorológica, ou maré meteorológica é uma variação do nível do mar produzida por causas climáticas. Os danos provocados por essas Ondas devem estar concentrados na região onde a faixa de areia é curta. Nessas regiões a água pode invadir o calçadão e provocar alagamentos semelhantes aos de um dia de chuva. As condições para a navegação marítima na costa se tornam perigosas.

E no caso das ondas de 3,5m?

H.R.: Nesse caso os danos provocados pelas Ondas do alerta emitido pela Marinha são semelhantes aos de uma onda de 2,5 metros, ou seja alagamentos semelhantes ao de um dia de chuva, porém por uma extensão e gravidade um pouco maior. E se tratando da navegação as condições para essa atividade são mais difíceis para quem se lançar ao mar.

Moradores de regiões muito próximas ao mar, devem sair de suas casas?

H.R.: Moradores de palafita e moradores muito próximos da área onde a faixa de praia é muito curta podem ser surpreendidos com água dentro de suas casas sim. Caso ela apresente alto risco de alagamento, a prudência recomenda sair da casa.

Apac alerta para chuva em duas regiões de Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, nesta sexta-feira (1º), um alerta para continuidade da chuva em cidades da Zona da Mata Sul e Agreste.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por APAC (@apac_oficial)

O sistema meteorológico Onda de Leste, que está atuando sobre Pernambuco desde 29 de Junho, deve continuar provocando chuva com intensidade moderada a forte durante a noite desta sexta (1º) e a madrugada do sábado (2) na Mata Sul e Agreste.

O alerta é de "Estado de Atenção", o segundo dos três níveis de aviso meteorológico da Apac, que representa "previsão de condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo".

Tags

Autor