Em comemoração ao centenário da Basílica dedicada à padroeira do Recife, a Festa de Nossa Senhora do Carmo se inicia nesta quarta-feira (6) com o tema "Ave, Virgem do Carmo, Mãe e Imagem da Igreja, Teu povo em festa celebra o Pão da Vida!".
"Iremos abrir a festa solenemente às 9h, com o hasteamento da bandeira. Ao meio dia faremos a coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo, que estará recebendo uma linda coroa... Assim como os escapulários e a coroa do Menino Jesus. E, à noite, colocaremos o manto. Será uma quebra de tradição, já que o manto de Nossa Senhora do Carmo sempre era colocado no dia 15. Este ano vamos colocar às 19h, na abertura da festa do novenário", explicou o Frei Rosenildo Alexandre, reitor da Basílica do Carmo.
Esta é a primeira edição em três anos que a festa é realizada sem restrições em decorrência da pandemia de covid-19. No ano passado, as festividades ocorreram de acordo com os protocolos sanitários estaduais. "A expectativa é muito grande, pois estamos voltando a normalidade... Nos organizamos com alegria que nos contagia e nos dá forças para continuar nesse projeto de Nossa Senhora do Carmo", contou o Frei Rosenildo.
As festividades serão realizadas até o dia 16 de julho, considerado o Dia de Celebração da padroeira dos recifenses. Em 2022, completam-se 100 anos que a Basílica do Carmo do Recife, que foi elevada à condição de Basílica Menor em 1922, através de bula pontifícia decretada pelo papa Bento XV.
- Recife reverencia padroeira, Nossa Senhora do Carmo, nesta sexta-feira; veja a programação
- Nossa Senhora do Carmo: padroeira do Recife, Maria popularizou o escapulário; veja história da Santa
- Missa solene marca manhã de comemorações à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife
- Padroeira do Recife: fiéis agradecem preces atendidas e pedem bênçãos à Nossa Senhora do Carmo
Outra novidade para a celebração deste ano é a realização de missas em horários diferentes. "No dia 16 teremos mais uma novidade: a primeira missa será ministrada a meia noite. Então, quem estiver disposto, prepara a caravana de suas comunidades pois teremos missas de hora em hora, durante a madrugada toda", garantiu o reitor da Basílica do Carmo, Frei Rosenildo Alexandre.
A procissão será realizada mais cedo, a partir das 15h, e também marcará a última celebração de missa de dom Fernando Saburido na festa de Nossa Senhora do Carmo, já que ele completou 75 anos e encaminhou ao Papa Francisco a sua carta renúncia.
Desde 5 de outubro de 1938, a Basílica e o Convento do Carmo são tombados como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Como será a abertura da Festa de Nossa Senhora do Carmo?
Nesta quarta-feira (6), a 326ª festa de Nossa Senhora do Carmo terá a Solene Missa de Abertura da Festa e Hasteamento da Bandeira, às 9h, presidida pelo prior provincial da Província Carmelitana Pernambucana, frei Sormani José Barbosa, O.C.
Confira a programação da festa:
Abertura da Festa - 6 de julho
9h – Solene Missa de Abertura da Festa e Hasteamento da Bandeira / Descerramento da placa da elevação pontifícia à Basílica Menor / descida da coroa anterior e demais joias da Imagem de Nossa Senhora do Carmo (escapulário ecetro), além do manto e da coroa da imagem do menino Jesus.
12h - Santa Missa de coroação da Imagem de Nossa Senhora do Carmo entronada no altar mor da Basílica.
19h – Abertura do Novenário / Apresentação da versão 2022 do manto da Venerável Imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina.
Novenário – 6 a 14 de julho
Santas Missas às 7h, 9h, 12h e 15h (basílica) e às 11h e 13h (claustro)
19h – Cerimônia religiosa
Vésperas Solene – 15 de julho
Santas Missas – 7h às 15h (basílica e claustro) hora em hora, simultaneamente
18h30 – Cerimônia religiosa
Dia de Nossa Senhora do Carmo – 16 de julho
A partir da 0h – Santa Missa (basílica e claustro) hora em hora, simultaneamente
15h – Missa Solene Campal
16h30 - Procissão - Ordem Terceira do Carmo, Avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol e Avenidas Guararapes e Dantas Barreto.
Comentários