Unidade de saúde

Crea-PE faz vistoria no Hospital da Restauração, no Recife, nesta terça-feira (5)

Vistoria desta terça faz parte de um projeto nacional de fiscalização hospitalar que envolve todos os Creas do Nordeste e de outras regiões

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 05/07/2022 às 14:22
Notícia
X

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realizou, nesta terça-feira (5), uma vistoria educativa no Hospital da Restauração (HR), no Recife.

A vistoria desta terça faz parte de um projeto nacional de fiscalização hospitalar que envolve todos os Creas do Nordeste e de outras regiões. A meta é fiscalizar todas as unidades hospitalares do País.

Em Pernambuco, cerca de 380 hospitais púbicos e privados registrados no Crea serão vistoriados até o fim do ano. O objetivo do projeto é garantir a segurança dos ambientes, para proteger a vida de quem está cuidando da saúde.

Nesta terça-feira (5), Dia D do projeto, os Creas do Nordeste fazem uma fiscalização simultânea nos nove estados. Em Pernambuco, o lançamento da campanha ocorreu nesta manhã no Hospital da Restauração.

Referência nas áreas de trauma, neurocirurgia, cirurgia bucomaxilofacial, neurologia, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia, o Hospital da Restauração tem problemas estruturais já conhecidos da população. A unidade de saúde foi construída há mais de 50 anos.

Divulgação/Crea-PE
Palestras foram realizadas no Dia D do lançamento da campanha de fiscalização dos hospitais - Divulgação/Crea-PE
Divulgação/Crea-PE
Vistoria do Crea no Hospital da Restauração, no Recife - Divulgação/Crea-PE
Divulgação/Crea-PE
Palestras foram realizadas no Dia D do lançamento da campanha de fiscalização dos hospitais - Divulgação/Crea-PE
Divulgação/Crea-PE
Vistoria do Crea no Hospital da Restauração, no Recife - Divulgação/Crea-PE

No dia 2 de maio, a unidade de trauma do HR precisou ser evacuada às pressas após placas de gesso caírem sob pacientes e funcionários. No mesmo mês, uma obstrução na tubulação fez com que água escorresse pelo teto. O hospital também enfrentou transbordamento de calha após as chuvas na capital pernambucana, entre outros problemas.

A campanha do Crea evidencia que para oferecer um padrão elevado de atendimento, é preciso que os prédios dos hospitais estejam em perfeitas condições de funcionamento. "No hospital não só tem o profissional da saúde, médico, enfermeiro, precisa de muitas intervenções da engenharia. Se não funcionar o elevador, não adianta ter o médico se o paciente não vai conseguir chegar no bloco cirúrgico, ou no apartamento", explicou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

"Imagina não ter energia, água, os equipamentos não estarem medindo radiação correta, ou não serem preparados para a corrente chegar na tomada. Os alimentos que chegam no hospital precisam estar adequados para a recuperação dos pacientes, a segurança do trabalho no espaço também precisa ser observada, os extintores de incêndio...", detalhou.

Fiscalização

Após cada vistoria, serão gerados relatórios que serão apresentados à sociedade. O Crea-PE também planeja fazer uma fiscalização preventiva integrada (FPI) nas unidades de Saúde do Estado, com a parceria de outros órgãos, como Ministério Público (MPPE) e Corpo de Bombeiros. Estes têm poder de fazer intervenções como interdição do estabelecimento, caso necessário.

"Se utilizarmos a engenharia de forma colaborativa, evitaremos vários outros problemas na estrutura. Estamos colocando o Crea à disposição da sociedade para que ela exerça esse papel, não punitivo, mas colaborativo para uma sociedade melhor", defendeu.

Tags

Autor