Mais de 10 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Pernambuco por causa das fortes chuvas que caíram na Zona da Mata e Agreste do Estado no último fim de semana. Balanço mais recente da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, divulgado às 17h desta terça-feira (05), informa que são 1.446 desabrigados e 8.640 desalojados.
Até a manhã de hoje, quando o órgão liberou o primeiro levantamento do dia, eram 1.413 desabrigados e 8.318 desalojados. O Estado soma 132 mortes provocadas pelas chuvas desde o fim de maio.
Também aumentou o número de cidades afetadas pelas chuvas que tiveram início na sexta-feira passada (dia). Já são 42. Até a manhã desta terça-feira eram 36 municípios.
- Corpo de homem arrastado por enchente em Jaqueira é encontrado, e número de mortes por chuvas em Pernambuco sobe para 131
- Oito municípios de Pernambuco ainda não receberam recursos para auxílio às vítimas da chuva por pendências cadastrais
- Em cinco dias, 44 municípios de Pernambuco superaram chuvas esperadas para todo o mês de julho
Conforme o governo estadual, as prefeituras que registraram danos e prejuízos foram: Águas Belas, Água Preta, Altinho, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cortês, Escada, Gameleira, Garanhuns, Iati e Itaíba.
Integram a lista ainda Jaqueira, Jucati, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Maraial, Palmares, Palmerina, Panelas, Paranatama, Quipapá, Rio Formoso, Saloá, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, São João, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Terezinha e Xexéu.
Ainda conforme a Defesa Civil de Pernambuco, dessas cidades, 38 já encaminharam os Decretos Municipais de Situação de Emergência ao governo estadual. Faltam os municípios de Escada, Palmares e São Bento do Una.
Comentários