MPPE promove debate sobre os desafios da revitalização do Centro do Recife. Inscrições estão abertas
O evento é promovido pelo Núcleo de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do MPPE (NPPHAC) e com apoio da Escola Superior do MPPE (ESMP)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoverá, nos dias 25 e 26 de julho, o Fórum Centro do Recife: Desafios e Soluções, para debater sobre a necessária revitalização da área histórica da capital pernambucana. O evento é promovido pelo Núcleo de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do MPPE (NPPHAC) e com apoio da Escola Superior do MPPE (ESMP).
Vão participar da reflexão sobre o processo de degradação do Centro arquitetos e urbanistas, pesquisadores, comunicadores, membros da sociedade civil e integrantes do poder público. A conferência de abertura será ministrada por Jorge Melguizo, gestor mundialmente conhecido pela retomada urbanística do centro urbano de Medellín, na Colômbia.
- Vídeo: Confira como ficará o Mercado de São José, no Centro do Recife, após conclusão de reforma
- Sucesso do "Viva a Guararapes" mostra carência da população em ocupar espaços públicos e capacidade do Centro do Recife em atrai-la
- Prédio incendiado no Centro do Recife não tinha autorização para depositar fogos de artifício
A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 23 de julho, através do link: https://bit.ly/3GHMPhg. O evento terá carga horária total de 11 horas presenciais, com emissão de certificado para aqueles que completarem 75% de presença.
O Fórum conta com 300 vagas abertas para integrantes do MPPE, de instituições públicas e privadas do Recife, movimentos sociais, estudantes, acadêmicos, urbanistas, arquitetos, historiadores, moradores, comerciantes, investidores, ativistas culturais, ambientalistas e demais interessados na temática.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Data: 25/07/22 – (Tarde)
14h – Abertura Solene
14h30 – Apresentação Cultural
14h50 – Conferência: Centro do Recife: Desafios e soluções
- Convidado especial: João Campos – prefeito da Cidade do Recife
- Conferencista: Jorge Melguizo - comunicador social, consultor Internacional, membro do Conselho de Administração da Fundação Crear Vale la Pena/Argentina, membro da Aliança Pa'donde voy – Análise de Medellín e região, gestor responsável pela retomada urbanística, social e econômica do Centro Urbano de Medelín/Colômbia.
- Moderador: José da Costa Soares – promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Ministério Público de Pernambuco.
17h – Coquetel
Data: 26/07/22 – (Manhã)
8h30 – Painel: Desafios e perspectivas: o que fazer para devolver ao Centro do Recife a viabilidade social e econômica que o notabilizou no passado?
- Ana Paula Vilaça - arquiteta e urbanista, mestra em Planejamento Urbano, coordenadora do Gabinete do Centro do Recife – Recentro.
- Cláudio Marinho - urbanista, especialista em Economia e Planejamento Urbano, fundador do Porto Digital
- Fred Leal - presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife - CDL
- Murilo Cavalcanti - secretário de Segurança Cidadã da Prefeitura da Cidade do Recife.
- Moderador: Sílvio José Menezes Tavares – Procurador de Justiça e Diretor da Escola Superior do MPPE
10h30 – Painel : A pauta ambiental e o desafio de tornar o Centro do Recife um espaço urbano novamente habitado
- Alexandre Ramos – Presidente da Associação Águas do Nordeste; Gerente da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana do Recife.
- Avelar de Castro Loureiro Filho - Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (ADEMI-PE) e do Movimento Pró-Pernambuco.
- Maria Eduarda Médicis – arquiteta e urbanista, secretária de Habitação da Prefeitura da Cidade do Recife
- Rud Rafael - mestre em Serviço Social, educador da ONG Fase e coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)
- Moderador: Fabiano Pessoa – promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco.
12h30 – Intervalo
Data: 26/07/22 – (Tarde)
14h – Painel: A salvaguarda do patrimônio urbanístico e histórico do Centro do Recife: como garantir a sua preservação em harmonia com as novas demandas da sociedade?
- Francisco Cunha – arquiteto e historiador; sócio-fundador da TGI Consultoria e do INTG – Instituto da Gestão; co-fundador e militante do Observatório do Recife e do Movimento Olhe pelo Recife; presidente do Conselho de Administração da Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES).
- Iana Ludemir - arquiteta e urbanista, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Rafael Amaral Tenório - presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE)
- Francisco José – jornalista e apresentador
- Moderador: Oscar Nóbrega – promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco.
16h - Painel: O Centro do Recife enquanto foco de produção cultural, artística e turística.
- Marcos Albuquerque – Diretor Geral do Brasil Arqueológico – Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
- Demétrio Albuquerque –arquiteto, artista plástico e autor do Circuito dos Poetas
- Roderick Jordão - turismólogo, ativista da sociedade civil e empreendedor
- Luciana Félix - gestora pública, produtora cultural, empreendedora na área da economia criativa da cultura; gestora-geral do Paço do Frevo.
- Moderadora: Aline Arroxelas – promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco
18h – Leitura da Carta Compromisso
18h30 - Encerramento.