Compesa elimina rodízio de água em localidades no Grande Recife. Saiba quais foram beneficiadas
Governo de Pernambuco estima que 475 mil pessoas foram beneficiadas pela medida
O Governo de Pernambuco anunciou, nessa quarta-feira (13), que 475 mil pessoas foram beneficiadas pela eliminação do regime de rodízio ou a redução do calendário de distribuição de água em bairros da Região Metropolitana do Recife. Até o final do ano, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), por meio do Programa Rodízio Zero, espera contemplar mais 500 mil pessoas.
Segundo a Compesa, a perfuração e reativação de poços profundos e o conjunto de intervenções com foco na melhoria operacional, aliado ao grande volume de chuvas registrado nos últimos meses, foram fundamentais para a medida.
- É inaceitável: em cidades com piores condições de saneamento, como o Recife, milhares ainda adoecem sem acesso à água tratada
- Saiba quais são as 12 cidades Pernambucanas que não fizeram a lição de casa no saneamento
- Saneamento: com Recife e Jaboatão entre os piores do País, Pernambuco pode perder R$ 28 bi e abrir mão de 23 mil empregos
Nessa quarta (13), o governador Paulo Câmara (PSB) inaugurou a operação de dois novos poços profundos em Igarassu: um no Loteamento Encanto Igarassu, com 222 metros de profundidade, e o outro no Sítio Boa Vista, com 156 metros, que permitiram a chegada do Rodízio Zero nas duas localidades.
“As fortes chuvas fizeram com que nossos reservatórios tivessem uma condição hídrica bem maior. Temos o intuito de, até o fim do ano, tirar muitas outras cidades do rodízio, garantindo sustentabilidade e abastecimento para o futuro”, destacou Paulo Câmara.
A gestão estadual informou que o investimento total nas obras foi de R$ 4,2 milhões. Segundo o governo, até o final do ano, quando serão inaugurados mais três poços, será possível retirar toda a cidade de Igarassu do rodízio.
Segundo a presidente da Compesa, Manuela Marinho, a Companhia vinha atuando há meses na realização de estudos e execução de ações que pudessem acarretar a melhoria na distribuição de água na RMR.
- Compesa corre para garantir universalização do saneamento básico em Pernambuco até 2033
- Recife está entre as 20 piores cidades do Brasil em oferta de saneamento básico, mostra ranking do Instituto Trata Brasil
- A vida sem acesso à água e esgoto no Recife e em Jaboatão, cidades entre as 20 piores do Brasil no ranking do saneamento
“Investimos muito em obras de modernização da rede de distribuição, com assentamento de tubulações novas, perfuração de 23 poços, implantação de novos registros e válvulas, substituição de conjuntos de bombas e o uso de tecnologia para o aperfeiçoamento dos processos operacionais das nossas unidades”, explicou.
Confira as localidades beneficiadas
Recife
No Recife, Vasco da Gama, áreas de encostas do Morro da Conceição e Casa Amarela (Alto Santa Isabel) serão beneficiados com ampliação da oferta de água. Outras 22 localidades entrarão no Rodízio Zero, ou seja, 220 mil recifenses que passarão a receber água todos os dias. São elas:
- Córrego da Fortuna
- Dois Unidos
- Passarinho
- Engenho do Meio
- Cidade Universitária
- Curado
- Torrões
- Roda de Fogo
- Cordeiro
- Bomba Grande
- Iputinga
- Brasilit
- Caxangá
- Loteamento Nova Morada
- Loteamento Novo Caxangá
- Várzea
- Casa Forte
- Poço da Panela
- Santana
- Monteiro
- Parnamirim
- Mangabeira
Olinda
Parte do bairro de Passarinho deixará para trás o rodízio, passando a ser abastecida todos os dias (24h). Outros bairros terão ampliação da oferta de água, tendo uma média de 1 dia com água e um dia sem. No município, serão 100 mil pessoas beneficiadas. Confira:
- Parte de Passarinho
- Sítio Histórico (Monte, Alto da Nação, parte dos Bultrins, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso, Varadouro, Carmo, Amaro Branco e Santa Teresa)
- Alto na Mina Baixa
- Alto da Mina Alta
- Águas Compridas
- Alto da Bondade
- Sapucaia
Igarassu
Em Igarassu, quatro localidades também serão atendidas com água todos os dias:
- Loteamento Encanto Igarassu
- Sítio Boa Vista
- Agamenon
- Sítio dos Marcos
Outras serão contempladas com mais água nas torneiras:
- Loteamento do Agamenon Magalhães (Pitanga I, Pitanga II, Oliveiras e Palmeiras)
Jaboatão dos Guararapes
Jaboatão dos Guararapes terá cerca de 20 mil pessoas com Rodízio Zero. Estão sendo contemplados os moradores de:
- Lagoa Encantada (parte plana do Ibura)
- Jordão (parte baixa)
São Lourenço da Mata
Já em São Lourenço da Mata, serão 115 mil beneficiados com água todos os dias:
- Beira Rio
- Bela Vista
Outras áreas terão o regime de rodízio reduzido, com a ampliação da oferta de água. São elas:
- Centro
- Cairá
- Capibaribe
- Chá da Tábua
- Murivara
- Nova Tiúma
- Paulo Afonso
- Parque Capibaribe
- Penedo
- Pixete
- São João
- São Paulo
- Tiúma
- Rosina Labanca