MOBILIDADE

Linha Centro do Metrô do Recife opera com atraso nesta segunda-feira (22)

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, a causa foi um problema de sinalização de via

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Katarina Moraes

Publicado em 22/08/2022 às 8:24 | Atualizado em 22/08/2022 às 9:03
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Com colaboração do repórter Emerson Pereira, da TV Jornal
A semana começou com transtornos para os trabalhadores que dependem do Metrô do Recife para se locomover. É que, nesta segunda-feira (22), a Linha Centro opera com um atraso médio de 20 minutos, sem previsão para ser normalizada.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, um problema de sinalização de via fez com que a operação precisasse acontecer com via singela - quando os trens usam a mesma via para trafegar nos dois sentidos.
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
Situação do Metrô do Recife nesta segunda-feira (22) - SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
Situação do Metrô do Recife nesta segunda-feira (22) - SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
Situação do Metrô do Recife nesta segunda-feira (22) - SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
Hoje, operam apenas nove trens na Linha Centro e seis na Linha Sul, segundo a CBTU.
Os reflexos do problema foram sentidos em várias estações. A de Camaragibe, por exemplo, que faz parte do outro ramal da Linha Centro, ficou com a plataforma lotada. Na do Barro, a reportagem encontrou até mesmo infiltrações nas paredes e no teto.
As ocorrências de furtos, vandalismos e falhas pela má operação do Metrô do Recife têm sido frequentes. Dois trens da Linha Sul foram apedrejados e retirados de circulação na quinta-feira (18). Na quarta (17), circularam com atraso após o registro de um problema técnico.

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Segundo a CBTU, vândalos cometeram o ato por volta das 15h - DIVULGAÇÃO
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Segundo a CBTU, vândalos cometeram o ato por volta das 15h - DIVULGAÇÃO
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Segundo a CBTU, vândalos cometeram o ato por volta das 15h - DIVULGAÇÃO
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Segundo a CBTU, vândalos cometeram o ato por volta das 15h - DIVULGAÇÃO
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Segundo a CBTU, vândalos cometeram o ato por volta das 15h - DIVULGAÇÃO

Nessa terça-feira (16), houve uma "explosão" provocada por um provável curto circuito em um dos trens do Ramal Jaboatão da Linha Centro. No mesmo dia, a coluna Mobilidade, deste JC, denunciou a situação precária no sistema do Recife, apontando como causa a ausência de recursos até mesmo para o custeio da operação.

Sem perspectivas de melhora

Por Roberta Soares

Sem recursos para nada, o Metrô do Recife também segue sem perspectivas, o que é o mais angustiante. Não recebe recursos do governo federal, via Administração Central da CBTU e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e ainda viu o estudo de uma possível estadualização e futura gestão privada ser engavetado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara (PSB).

Em maio, o governador se comprometeu com os metroviários de que não iria avançar com o processo de estadualização e, posteriormente, concessão do Metrô do Recife à operação privada.

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Assumiu o compromisso depois que técnicos da Secretaria de Planejamento de Pernambuco - com o seu aval - modelaram uma proposta de Parceria Público Privada (PPP) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pedido do governo federal. O Ministério da Economia decidiu conceder os sistemas operados pela CBTU no Brasil, além da Trensurb de Porto Alegre para gestão privada. E, apesar da recusa do Estado, os estudos seguem.

O Sindicato dos Metroviários (SindMetro) pressionou e ameaçou paralisar o metrô, conseguindo travar o processo pelo menos na gestão de Paulo Câmara. De lá para cá, nada aconteceu e o metrô seguiu em destruição, sem dinheiro para custeio, muito menos para investimentos, com muitas quebras, intervalos superiores a sistemas de trens de subúrbio e, ainda, sem perspectiva. Nenhuma perspectiva.

Cada grupo defendendo apenas seus nichos, enquanto o passageiro sofre e paga a conta.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Em maio, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, se comprometeu com os metroviários de que não iria avançar com o processo de estadualização e, posteriormente, concessão do Metrô do Recife à operação privada - GUGA MATOS/JC IMAGEM

 

 

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