O Metrô do Recife está funcionando? Estações amanhecem fechadas nesta terça-feira (23)
O dia amanheceu caótico para quem depende do Metrô do Recife para se locomover
Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal
O dia amanheceu com transtornos para quem depende do Metrô do Recife para se locomover. As estações de Jaboatão do Guararapes e Camaragibe, no Grande Recife, amanheceram fechadas.
Normalmente abertos às 5h, os pontos de embarque e desembarque começaram a funcionar às 5h50. O atraso comprometeu o deslocamento dos passageiros e provocou superlotação das estações e de pontos de ônibus próximos.
- Metrô do Recife: enquanto sistema pernambucano definha, Metrô de São Paulo disputa operação internacional
- Metrô do Recife: sem estadualização e recursos, sistema segue sobrevivendo com 50% do que precisa. E ninguém faz nada!
- Metrô do Recife pede socorro. Explosão, sucateamento e a menor operação de trens da história do sistema
Revoltados com mais um transtorno do transporte, passageiros interditaram a via em frente ao Terminal de ônibus de Camaragibe, impedindo a passagem de veículos.
O METRÔ DO RECIFE ESTÁ FUNCIONANDO?
Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a Linha Centro abriu com atraso às 5h42, devido a manutenção que se realizou no ramal Jaboatão durante a madrugada. No entanto, não havia sinalização do atraso nas estações.
Segundo a Companhia, às 7h39, a Linha opera normalmente. Por "estratégia operacional", alguns trens estão partiram da Estação Recife vazios. Eles também não estavam parando nas demais estações com a intenção de chegarem mais rápidos às estações terminais de linha, Jaboatão e Camaragibe, onde se registra o maior fluxo de pessoas no sistema dentro do horário de pico da manhã.
FALTA DE TRENS CAUSA TRANSTORNO EM PARADAS DE ÔNIBUS
Com veículos insuficientes para atender a demanda, ônibus e BRTs seguem extremamente lotados e com muito atraso.
O Grande Recife, organização responsável pelo Terminal de ônibus de Camaragibe, informou que foi surpreendido com um protesto na área externa do Terminal de Camaragibe, o que impede a operação nesta manhã.
"O Consórcio aguarda normalização da situação para dar prosseguimento à operação no terminal, nesse momento paralisada por conta da situação prejudicando centenas de pessoas que precisam de deslocamento nesta manhã", disse o Grande Recife em nota.
NOTA CBTU
A CBTU esclarece que os Sistemas de Metrô são projetados para transportar um grande volume de pessoas ao mesmo tempo e ressalta que o fluxo intenso nos horários de pico só sofrerá os impactos esperados a partir de uma ação conjunta de Governo, empresas e sociedade civil através de um trabalho de conscientização e escalonamento para início e fim das jornadas de trabalho.
Os registros de superlotação são frequentes em sistemas metroferroviário no mundo inteiro, e utilizamos normas internacionais de segurança e operação.
Falhas técnicas pelo tempo de uso dos equipamentos, roubo de cabos e grampos, vandalismo dentro do sistema e das composições, falta de recurso para compra e recuperação do sistema, além de interrupções no serviço por diversos motivos externos.
NOTA GRANDE RECIFE
O Grande Recife informa que a lotação temporária no TI Camaragibe nos horários de pico, assim como em outros terminais integrados, ocorre quando o metrô chega, pois tem uma capacidade bem maior que o ônibus. E, geralmente, as pessoas não esperam o próximo coletivo.
No horário de pico, as principais linhas do TI Camaragibe têm intervalos entre 3 e 5 minutos para ajudar a diluir o volume de pessoas.
Sobre as falhas na manutenção dos ônibus, o usuário deve entrar em contato através da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (9.9488.3999). É importante informar o dia e hora do fato, além do nome da linha e número de ordem do coletivo. O veículo será recolhido para reparos e outro será colocado no lugar até que o serviço seja concluído.