METRÔ DO RECIFE: estações fechadas e protesto causam transtornos no início da manhã desta terça-feira (23)
O início do dia foi de transtornos para quem precisava utilizar o Metrô do Recife nesta terça-feira (23)
O início do dia foi de transtornos para quem precisava utilizar o Metrô do Recife nesta terça-feira (23). Algumas estações de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, no Grande Recife, amanheceram fechadas.
Regularmente abertas às 5h, as estações só iniciaram as atividades a partir das 5h50. Em protesto pelo atraso, passageiros da estação Camaragibe fecharam a integração de ônibus que faz ligação com a plataforma do trem.
LEIA TAMBÉM: Metrô do Recife pede socorro. Explosão, sucateamento e a menor operação de trens da história do sistema
A principal via em frente a estação de Camaragibe também foi interditada nos dois sentidos em protesto.
Sem o serviço, a população que depende do Metrô seguiu para os demais pontos de transporte. As estações de ônibus próximas ficaram abarrotadas de pessoas, que tentavam a todo custo chegar aos seus compromissos.
Com veículos insuficientes para atender a demanda, ônibus e BRTs seguiram extremamente lotados e com muito atraso.
"Não tem informação, precisamos chegar ao trabalho e ninguém diz nada. De São Lourenço para cá, o trânsito está parado. Não sei como vou chegar na minha casa hoje", afirmou uma das passageiras em Camaragibe.
Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a Linha Centro abriu com atraso às 5h42, devido a manutenção que se realizou no ramal Jaboatão durante a madrugada. No entanto, não havia sinalização do atraso nas estações.
Segundo a Companhia, às 7h39, a Linha opera normalmente.
O Grande Recife, organização responsável pelo Terminal de ônibus de Camaragibe, informou que foi surpreendido com um protesto na área externa do Terminal de Camaragibe, o que impede a operação nesta manhã.
"O Consórcio aguarda normalização da situação para dar prosseguimento à operação no terminal, nesse momento paralisada por conta da situação prejudicando centenas de pessoas que precisam de deslocamento nesta manhã", disse o Grande Recife em nota.
TRANSTORNOS NO METRÔ DO RECIFE SÃO RECORRENTES
Os atrasos, superlotação, vandalismos e má operação do Metrô do Recife são vistos quase que diariamente no transporte.
Só nesta semana, os problemas do transporte começaram já na segunda-feira (22). A Linha Centro operou com um atraso médio de 20 minutos.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, um problema de sinalização de via fez com que a operação precisasse acontecer com via singela - quando os trens usam a mesma via para trafegar nos dois sentidos.