Serviço Público

CONCURSO PMPE e mais: Pernambuco autoriza concurso com mais de 4,7 mil vagas para a segurança pública

Bombeiros, agentes, delegados e médicos são alguns dos postos oferecidos no certame

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 08/09/2022 às 16:33 | Atualizado em 08/09/2022 às 18:57
NE10
Editais abrangem todas as categorias vinculadas à Secretaria de Defesa Social - FOTO: NE10
Leitura:

O governador Paulo Câmara autorizou, durante reunião desta quinta-feira (08 ) do Pacto pela Vida, a realização de novo concurso com 4.741 vagas para a segurança pública, reforçando as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros Militar. Os editais serão lançados neste segundo semestre.

“Estamos dando continuidade à política implantada desde 2015, com abertura de concursos e formação de novos servidores para as forças estaduais de segurança. Nesse período, cerca de 9 mil profissionais foram incorporados às quatro operativas da Secretaria de Defesa Social, além de policiais penais para o sistema prisional. Com isso, teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.

Veja todos os cargos e números de vagas para o concurso da segurança pública em Pernambuco

Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, essa autorização possibilitará o fortalecimento do policiamento ostensivo, das investigações, da ciência e da tecnologia a serviço da segurança e, também, das ações de prevenção e combate a incêndios, salvamentos e defesa civil.

Serão selecionados 2.400 praças e 180 oficiais para a Polícia Militar; 400 praças para o Corpo de Bombeiros; 1.200 agentes, 300 escrivães, 50 peritos papiloscopistas e 47 delegados para Polícia Civil; além de 50 peritos criminais, 50 médicos legistas, 60 agentes de medicina legal e 4 agentes de perícia criminal para a Polícia Científica.

Déficit na Polícia de Pernambuco

Até o mê de agosto, segundo a Polícia Militar de Pernambuco, faltavam 10.950 profissionais na corporação. O ideal seria ter 27.672 PMs na ativa, mas só há 16.722. Os dados foram atualizados em julho de 2022.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, já havia confirmado ao Ronda JC a realização de concursos desde o o dia 4 de agosto. Na ocasião, o Estado havia se comprometido com o investimento de R$ 25 milhões em equipamentos para as forças de segurança. O montante é destinado à compra de 8 mil coletes balísticos de uso individual, além de mais de 5 mil pistolas das fabricantes Beretta e Glock e munições.

O último concurso para a PMPE foi realizado em 2018, com a oferta de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).

Apesar do certame naquele ano, só em 2021 o governo de Pernambuco anunciou o fim da espera dos aprovados no concurso."Pernambuco terá um acréscimo de 2.077 novos profissionais até junho de 2022", disse Freire à época.

Comentários

Últimas notícias