VAGAS

SDS anuncia que todos os aprovados em concursos da segurança serão convocados em Pernambuco

Próximas turmas já serão chamadas a partir de novembro deste ano, segundo promessa feita nesta quarta-feira (13)

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 13/10/2021 às 13:28 | Atualizado em 13/10/2021 às 16:57
Notícia
X

Em uma live surpresa no Instagram, na tarde desta quarta-feira (13), o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, anunciou uma boa notícia para quem fez concursos na área da segurança pública em Pernambuco nos últimos anos. Segundo ele, o governo estadual autorizou a convocação de todos os aprovados nos próximos meses - incluindo policiais militares, delegados e até peritos papiloscopistas. Serão 152 convocações, além daquelas que já estavam prometidas para 2022. 

(Reportagem atualizada às 16h30, com atualização das vagas)

Na live, Humberto Freire disse que, já no próximo mês de novembro, devem ser convocados os aprovados para soldado do Corpo de Bombeiros (110 vagas) e, logo em seguida, aprovados da Polícia Militar de Pernambuco (previsão de 700 vagas) - antecipando a mais recente previsão dada pelo governo que apontava para a criação de novas turmas somente em 2022. 

Vale lembrar que outras turmas para esses dois cargos foram convocadas em maio deste ano - após meses de promessas e descumprimento de calendário (o principal motivo alegado foi a pandemia da covid-19).

Já em janeiro do próximo ano, aprovados em cargos de delegado (previsão de 64 vagas), peritos papiloscopistas (74) e auxiliares de peritos (23) também serão chamados para os cursos de formação. Segundo Freire, a medida visa reduzir os números da criminalidade.

Também estão previstas a formação de 68 novos oficiais da PM e 35 oficiais do Corpo de Bombeiros.

"Pernambuco terá um acréscimo de 2.077 novos profissionais até junho de 2022", disse Freire. 

Importante destacar que o Estado está com déficit histórico de policiais militares e civis, o que tem resultado inclusive na redução de delegacias abertas 24 horas, como já denunciado pela coluna Ronda JC.  

HISTÓRICO

Foram convocados, em maio deste ano, 1.085 aprovados em concursos da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco

Ao todo, foram 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar; 100 para os cargos de soldados do CBMPE; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 do Corpo de Bombeiros; além de 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica. 

Essas primeiras turmas devem começar a se formar no final deste ano - já que o tempo dos cursos de formação é variável. 

Tags

Autor