MOBILIDADE

Quarta-feira começa com transtornos no Metrô do Recife

Problemas foram registrados na Linha Centro e na Linha Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 14/09/2022 às 8:51 | Atualizado em 14/09/2022 às 9:44
Notícia
X

Esta quarta-feira (14) começou com transtornos para os trabalhadores que dependem do Metrô do Recife para se locomover pela Região Metropolitana.

Os problemas foram registrados nas estações Recife, Camaragibe e Coqueiral, da Linha Centro, e na de Porta Larga, na Linha Sul.

Um vídeo enviado à reportagem da Estação Camaragibe, da Linha Centro, mostra dezenas de pessoas esperavam pelo transporte e se espremiam para entrar nele.

"São 6h10. O vigilante informou que o metrô está quebrado. Provavelmente roubaram o cabo de novo", disse o homem que filmava.

Ainda, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foi registrado um problema de comunicação localizado na Estação Coqueiral às 6h.

"O atraso na circulação foi de 20 minutos. O problema foi resolvido e a Linha Centro opera normalmente neste momento."

Também houve um problema em um trem na saída do pátio de manobra na Estação Recife, logo no início da operação comercial, por volta das 5h, o que impediu a saída dos demais. 

"O problema foi rapidamente solucionado", disse a CBTU.

Já a Linha Sul, que vai do Centro do Recife até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, opera com atraso.

A CBTU afirmou que um trem apresentou falha mecânica e precisou ser evacuado na Estação Porta Larga às 7h35 desta manhã.

"O trem em questão foi recolhido rapidamente. A Linha Sul apresenta atraso na circulação e um novo trem foi injetado no sistema às 8h."

Sucateamento é denunciado ao MPF

Além da denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, o sucateamento do Metrô do Recife também será denunciado ao Ministério Público Federal (MPF). O caso será levado pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindMetro), após a categoria ter aprovado um estado de greve por tempo indeterminado.

Em assembleia realizada na noite da terça-feira (6/9), os metroviários já tinham decidido levar os problemas do metrô ao MPT sob o argumento de que o sucateamento está forçando os trabalhadores a operar um sistema sem condições mínimas de segurança. Tanto para o metroviário quanto para o passageiro.

A Superintendência de Transportes Urbanos, ou seja, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, será a denunciada. Na manhã da quinta-feira (8/9), o presidente do SindMetro, Luiz Soares, afirmou que a denúncia será ampliada ao MPF.

Tags

Autor