RECIFE ANTIGO

Recifeando 360º: passeio virtual possibilita sobrevoo e imersão na história do Bairro do Recife

A iniciativa é da Prefeitura do Recife e foi incentivada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Governo Federal

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 02/12/2022 às 12:30 | Atualizado em 02/12/2022 às 12:32
REPRODUÇÃO
Ao acessar o site, o usuário se depara com uma visão 360º do Bairro do Recife - FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

Já imaginou poder visitar o Recife Antigo de qualquer lugar do mundo? Isso se tornou possível agora, com o Recifeando 360º, uma plataforma que possibilita, além de um sobrevoo na ilha, uma imersão na rica história da primeira vila da capital pernambucana.

O passeio virtual está disponível há algumas semanas no desktop e pelo celular, através deste site (clique aqui), além de estar habilitado para conexão via óculos de realidade virtual. A iniciativa é da Prefeitura do Recife e foi incentivada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Governo Federal.

Ao acessar o site, o usuário se depara com uma visão 360º do Bairro do Recife. É possível, também clicar nos principais pontos turísticos e monumentos indicados e conhecer um pouco da história deles por textos ou áudios explicativos.

“É uma ferramenta de educação fundamental para jovens que estudam pela Base Nacional Comum Curricular - que esquece a história do Recife - para que a nossa cultura se mantenha viva”, contou o diretor de tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Rafael Figueiredo.

Até então, estão catalogados os seguintes locais:

  • Marco Zero
  • Praça Rio Branco
  • Avenida Rio Branco
  • Sinagoga Kahal Zur Israel
  • Escultura de Chico Science
  • Embaixada dos Bonecos Gigantes
  • Escultura de Naná Vasconcelos
  • Escultura do Barão de Rio Branco
  • Escultura de Antônio Maria
  • Busto de Almirante Tamandaré
  • Praça do Arsenal
  • Rua do Bom Jesus

O fotógrafo responsável pelas imagens, Arnaldo Carvalho, afirmou que o trabalho ainda está em execução, e que toda semana novos locais são adicionados à plataforma. “Utilizamos drones e câmeras 360º, acopladas no drone e no tripé, para fazer um passeio aéreo e terreno”, contou.

REPRODUÇÃO
Passeio pela Rua do Bom Jesus - REPRODUÇÃO

Segundo Rafael Figueiredo, está em curso uma parceria com o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) para expandir o projeto para outras áreas da cidade. “Estamos começando as primeiras reuniões, vamos fazer reunião com prefeito João Campos (PSB) para selar uma parceria e tocar esse projeto.”

A ideia é que todo cidadão possa fazer sugestões sobre fatos curiosos que aconteceram em certas áreas da cidade. Assim, uma equipe de curadoria irá corrigi-las e, se for o caso, colocá-las no ar.

O passeio virtual está incluso no projeto Recifeando, aplicativo interativo disponível para dispositivos iOS e Android que permite ao usuário conhecer detalhes sobre os pontos turísticos do Bairro do Recife.

O acervo do Recifeando foi construído pelo pesquisador Jacques Ribemboim, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), enquanto a tecnologia foi desenvolvida pela Rdmapps a partir de um crowdfunding no "Quero Impactar" da Prefeitura do Recife

Comentários

Últimas notícias