CARNAVAL 2023: Novo Galo da Madrugada já foi apresentado à Prefeitura do Recife
CARNAVAL 2023: Galo da Madrugada já tem design pronto, anuncia Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã deste sábado (7), que o artista plástico Leopoldo Nóbrega será, mais uma vez, o responsável pela confecção da escultura gigante do Galo da Madrugada em 2023. A produção também conta com a coordenação da designer e irmã de Leopoldo, Germana Xavier.
A publicação feita pelo prefeito João Campos (PSB) conta, ainda, que a alegoria que é símbolo do maior bloco de rua do mundo já teve o design apresentado à gestão.
"Tô louco para compartilhar os detalhes com vocês, mas... Sabe como é, né? Tem que rolar aquela surpresa boa. E que surpresa vai ser!", disse o prefeito.
É a terceira vez que Nóbrega assina o Galo da Madrugada. Ele também confeccionou o de 2019 - o "Galo Artesão" - e o de 2020 - o "Galo Circense de olho no futuro".
A escultura fica na Ponte Duarte Coelho, entre os bairros da Boa Vista e de Santo Antônio, no Centro da cidade, no Sábado de Zé Pereira, dia que o bloco sai.
Os detalhes 44º desfile, que voltará em 2023 após dois anos de suspensão pela pandemia da covid-19, deste ano foram anunciados ainda em novembro de 2022 pelo presidente do bloco, Rômulo Meneses.
Sob o tema "Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas", o Galo celebra o centenário de Enéas Freire, um de seus fundadores. A festa está marcada para o dia 18 de fevereiro, a partir das 9h.
"É muito forte esse sentimento do Galo de poder retornar às ruas, já que essa, aliás, foi a grande motivação do surgimento do bloco, devolver o frevo às ruas. Deixamos, por dois anos, de cumprir essa missão e, agora, estamos de volta, para grande alegria nossa e do povo". comemora Rômulo Meneses, presidente do bloco.
Sobre o tema, Meneses explica que foi pensado de modo a expressar todo sentimento de gratidão e esperança, junto à retomada das festividades. "Queremos celebrar a vida, a paz, a alegria, e, é claro, o nosso frevo, que tem tudo a ver com essa explosão de sentimentos, além de fazer parte da nossa cultura e da própria origem e história do Galo" explica.
Até porque, de ressuscitar a tradição, o Galo entende. O bloco que hoje é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco já nasceu da necessidade de relembrar a festa tradicional que parecia ter sido perdida no Bairro de São José, no Centro do Recife, em 1978.
A festa começou com cerca de 70 pessoas que saíam as 5h e contagiou os foliões pelo seu espírito democrático - a única exigência do seu fundador, Enéas Freire. É ele, o Presidente de Honra do bloco, que será homenageado no próximo desfile, já que o seu centenário de nascimento, em 2 de dezembro de 2021, não foi celebrado pela exigência de isolamento para conter a pandemia da covid-19.
Outro homenageado é o artista plástico Ary Nóbrega, que faleceu em abril de 2020. Por mais de 25 anos, ele foi o cenógrafo responsável pela confecção das alegorias que tanto abrilhantaram os desfiles de carnaval do Galo.
Camisa oficial
A camisa oficial do Galo da Madrugada para o carnaval de 2023 é assinada pelo nomeado xilogravurista pernambucano J. Borges, e fará alusão ao clima de alegria e de celebração junto a figuras típicas da cultura do Estado.
"A inspiração veio do próprio carnaval e de todo clima de festa que ele traz. O Galo inspira muita coisa, já que é um folguedo popular muito abrangente e feito de muita gente animada", cita Jota. Há de se destacar também, na vestimenta, algumas figuras da natureza, como o Sol pássaros, árvores e céu estrelado, simbolizando a celebração à vida, presente no tema do Galo em 2023.
"Espero que os foliões aprovem a ideia e façam um lindo carnaval, que, com certeza, será o início de uma nova era, será uma festa muito animada", finaliza o artista.
Ação beneficente
Será retomada, no carnaval de 2023, a parceria com duas instituições beneficentes em atuação no Estado, para as quais irá destinar parte das vendas das suas camisas oficias. As entidades são o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), presidida pela Dra. Vera Morais e a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF), presidida pelo Dr. Claudio Lacerda.
"Sempre buscamos, além de promover eventos que propaguem a cultura e o folclore pernambucano, também apoiar iniciativas sociais como as realizadas por essas instituições, que prestam relevante trabalho para pacientes carentes em Pernambuco e até de fora do Estado", destaca Rômulo.