Uso da tecnologia e o processo de aprendizagem em sala de aula
No Colégio Saber Viver a equipe pedagógica faz uso de plataformas que ajudam a mensurar os dados de aprendizagem produzidos pelo aluno.
O uso da tecnologia no ensino das escolas já é uma realidade para muitos professores e alunos. Com o avanço da tecnologia da informação, novas ferramentas foram criadas para facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula.
Este movimento trouxe novas possibilidades pedagógicas, tornou o processo educativo mais dinâmico, acessível e inovador, mas também levantou debates sobre o uso devido do recurso e até que ponto ele é benéfico para os estudantes bem como para toda a sociedade.
Os dados da pesquisa “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula”, iniciativa do movimento Todos Pela Educação, dizem que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia em sala de aula no Brasil. Os números são do primeiro semestre de 2017. Ao todo 4 mil professores de todas as regiões do Brasil participaram.
O estudo revelou também que 34% dos professores participantes acreditam que o maior impacto positivo está na motivação dos alunos. As entrevistas apontaram também a melhora das habilidades cognitivas e da capacidade dos estudantes procurarem informação.
O acesso à educação de qualidade contribui para a diminuição da desigualdade social. A educação capacita todos para participarem plenamente da vida em sociedade como cidadãos conscientes do seu lugar no mundo.
Proporcionar essa educação e gerar novas tecnologias em sala de aula já é uma realidade presente em muitas escolas como o Colégio Saber Viver, no Recife. Conquista que vêm a partir de estudos e análises de pesquisadores e representa um ganho para os professores, estudantes e toda a sociedade.
Tecnologia são todas as estratégias, processos e artefatos que facilitam a vida das pessoas no dia a dia. As salas de aula do Colégio Saber Viver já são equipadas para que os alunos possam ter acesso a informações mais rápidas. Computadores, Data show, internet, estão disponíveis, mas com acompanhamento e filtros de acesso.
Para Alena Nobre, diretora pedagógica do Colégio Saber Viver, a instituição faz uso de muitas plataformas que ajudam o corpo docente a entender melhor os dados de aprendizagem produzidos pelo aluno.
“Não é só sobre ter acesso ao computador para fazer uma atividade que é diferente, usando um recurso diferente, mas é o quanto aquele recurso que o estudante usa na plataforma, o vídeo que assiste, a leitura que faz ou as atividades testes que responde, consegue devolver para gente dados que são importantes para gente alimentar e tomar decisões no dia a dia sobre o processo pedagógico do aluno”, pontua a diretora pedagógica.
Tecnologia em sala de aula: uma nova realidade. Como usar?
A inserção da tecnologia como ferramenta de ensino nas escolas traz benefícios que vão muito além da inovação. A geração atual já nasceu imersa numa sociedade digital, por isso, o papel das escolas deve ser a de aliar esses recursos às práticas pedagógicas já utilizadas.
Contudo, de um lado estão os defensores do uso de softwares e aplicativos, que aprimoram o processo de aprendizagem. Por outro lado, aliados do ensino tradicional defendem que o modelo pedagógico atual precisa ser preservado.
Os nativos digitais (1997-2010) e a Geração Alfa (nascidos a partir de 2010) é formada por uma geração mais imediatista, distraída e, por vezes, mais desatenta. Hoje em dia, com a tecnologia digital, as pessoas têm mais possibilidades de terem acesso à informação e assim capazes de questionar mais coisas.
“A tecnologia tem muito potencial para nos ajudar, mas se a gente não souber usá-la pode ser muito prejudicial. Se as pessoas não se permitirem desenvolver um autocontrole, gerir as suas emoções ou criar disciplinas, a tecnologia pode atrapalhar a interação em sociedade. ”, afirma Alena Nobre.
“A primeira coisa que a família deve fazer é entender que a gente vai precisar aprender a lidar com a tecnologia. Às vezes existe um movimento de negação da tecnologia, mas o fato é que ela está aí e não vai diminuir só vai crescer”, completa.
Neste sentido, é importante compreender quais são as vantagens e desvantagens de adotar a tecnologia em sala de aula para que o professor, junto a escola e a família, possam focar nos benefícios e superar os desafios.
10 vantagens do uso da tecnologia em sala de aula
- Engajamento do aluno
- Personalização do ensino
- Aproximação com a comunidade escolar
- Flexibilidade de horário e geográfica
- Uso mais responsável das tecnologias
- Aulas mais dinâmicas e atraentes
- Facilitação das atividades
- Inovação no ensino
- Melhoria dos resultados acadêmicos
- Oferece mais opções de acessibilidade
6 pontos de atenção sobre o uso de tecnologias na escola
- Distração dos alunos
- Qualidade das informações
- Superficialidade dos conteúdos
- Possibilidade de dificuldades para socialização
- Competitividade
- Risco à segurança das informações
5 ideias para usar a tecnologia como aliada na sala de aula
- Exibição de filmes e produções audiovisuais
- Criação de um mural virtual
- Pesquisa e estudo por mídias digitais
Dinâmicas com jogos específicos - Leituras de textos em plataformas online
Conheça as novas instalações do Colégio Saber Viver
Com 37 anos pensando e respirando educação, o Colégio Saber Viver vem fazendo história na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Agora, após uma transformação nas estruturas física e de ensino, a instituição está pronta para receber os novos alunos do Ensino Médio.
No novo ensino Médio, a instituição prevê que o aluno entenda a aplicabilidade do conhecimento que está na escola com o mundo, de modo que este aluno seja um cidadão ativo, atuante e construtor de uma sociedade melhor.
Um dos diferenciais do Saber Viver é a formação integral do estudante, incluindo não apenas conhecimentos cognitivos, mas também aspectos socioemocionais, intrapessoais e interpessoais.
“A gente precisa desenvolver as competências para que esses alunos consigam viver neste mundo e nessa cultura digital se apropriando dela e fazendo o melhor uso desse recurso. Isso é responsabilidade da escola e da família. Nós não podemos nos abster da nossa responsabilidade enquanto contribuintes na formação desses jovens”, diz Alena Nobre, diretora pedagógica da escola.