A Defesa Civil nacional reconheceu, nesta quarta-feira (29), situação de emergência por desastres naturais em mais sete municípios de Pernambuco.
Estão na lista os municípios de Brejão, Caruaru e Toritama, no Agreste, e Cabrobó, Jatobá, Santa Terezinha, São José do Belmonte e Toritama, no Sertão do Estado, por causa da estiagem.
A cidade de Caruaru também obteve o reconhecimento federal devido a chuvas intensas.
Na última segunda (27), haviam sido incluídas no status Jataúba, Riacho das Almas, Taquaritinga do Norte e Vertentes, no Agreste, e Afogados da Ingazeira, Afrânio, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo, no Sertão.
ESTIAGEM EM PERNAMBUCO
"Estiagem” se difere de “seca”. Isso porque o primeiro termo se refere à falta de chuva em um curto período de tempo, e a seca é um estado de estiagem prolongada ao longo do mês.
O sertão do Estado está vivendo a chamada 'quadra chuvosa', que acontece entre janeiro e abril, quando precipita 70% do previsto para todo o ano.
- Chuvas no Recife: comunidade vulnerável vai receber rede de sensores para detectar novos deslizamentos de terra
- Chuvas desta semana já causaram a morte de sete pessoas em São Paulo
- Prevenção às chuvas, revitalização dos centros, habitação e mais: o que Raquel Lyra promete fazer pelas cidades de Pernambuco
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública pela Defesa Civil autoriza que municípios solicitem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, o reconhecimento permite "ações complementares dos órgãos federais estaduais e municipais para as áreas afetadas".
Além das cidades pernambucanas, outros 55 municípios dos estados do Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo também obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência nesta quarta-feira devido a desastres