Um adolescente foi mordido por um tubarão na manhã deste domingo (5) na Praia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes.
O incidente com o animal marinho aconteceu em frente a igrejinha de Piedade, por volta das 11h20. No local, o banho de mar é proibido desde 2021 devido ao histórico de ataques.
Segundo o tio da vítima, que não quis ser identificado, o adolescente estava no mar junto com ele e uma prima.
No momento da mordida, os três estariam com água na altura da cintura, de acordo com o relato do parente. O garoto foi ferido pelo animal na perna direita, acima do joelho.
O menino foi socorrido de helicóptero do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco para a UTI SAMU e encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, Centro do Recife.
Segundo o HR, a vítima passou por cirurgia com especialistas de Traumatologia e Cirurgia Vascular neste domingo e encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro de saúde grave, mas estável.
O local em que aconteceu o incidente com o animal marinho já possui histórico de ataques. Em alguns casos, as vítimas vieram a óbito.
Segundo o comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), no local é proibido a prática esportiva, mergulho e natação desde 1999. Recentemente, em 2021, a área passou a ser proibida também para o banho de mar, após a expedição de um decreto municipal.
Até o momento há registro de 76 ocorrências de ataques de tubarão em Pernambuco, sendo 66 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha envolvendo tubarões no Estado.