Com informações do repórter Emerson Pereira, da TV Jornal
A cerimônia em celebração à Carta Magna de Pernambuco, realizada nesta segunda-feira (6/3), no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, reuniu muitas autoridades políticas, militares e religiosas, além de representantes da sociedade civil do Estado.
O dia 6 de março é feriado em Pernambuco desde 2017. A data é uma homenagem à Revolução Pernambucana de 1817, quando Pernambuco declarou a independência do Brasil.
Embora a revolta tenha durado apenas 75 dias, foi o único movimento do tipo no Brasil e no qual Pernambuco se tornou um País. Por isso, seis anos atrás, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), a partir da proposição da então deputada estadual Terezinha Nunes, criou o feriado.
A cerimônia foi comandada pela governadora do Estado, Raquel Lyra, tendo sempre ao lado a vice-governadora, Priscilla Krause. As duas começaram com a revista da tropa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda de Honra da Maçonaria, além de realizar o hasteamento da bandeira de Pernambuco, ao som do Hino Nacional.
Na sequência, a governadora e a vice atravessaram a Praça da República e depositaram flores no Monumento em Memória aos Heróis da Revolução de 1817. Na cerimônia, Raquel Lyra e Priscilla Krause receberam honrarias de instituições maçônicas do Estado, que estiveram diretamente ligadas à Revolução de 1817.
- Diploma de benfeitoria da ordem do Grande Oriente Independente de Pernambuco;
- Medalha do mérito maçônico - Abolicionista Joaquim Nabuco, considerada maior honraria maçônica do Estado concedida pelo Grande Oriente de Pernambuco;
- Moeda Mário Melo, comemorativa dos 90 anos da Grande Loja Maçônica de Pernambuco;
- Comenda Eugênio de Mendonça Paes Barreto, 1º grão mestre da Grande Loja de Pernambuco;
- Comenda Irmão Frei Caneca, líder e mártir das revoluções de 1817 e 1824.
Na cerimônia deste ano, a governadora prometeu que iria abrir a celebração da Carta Magna para a população. "Para os próximos anos, vamos garantir que a gente possa ter uma grande celebração envolvendo o povo, os nossos movimentos de cultura popular, permitindo a preservação da nossa história porque a pátria nasceu aqui", prometeu Raquel Lyra.
PERNAMBUCO JÁ FOI UM PAÍS! ENTENDA
O dia 6 de março é um verdadeiro feriado em Pernambuco. Assim, o funcionamento de serviços privados e públicos está bem reduzido em todo o Estado. Os bancos, por exemplo, embora sejam um serviço com operação nacional, não estão funcionando nesta segunda-feira (6).
COMÉRCIO
A segunda-feira (6) será considerada facultativa para os comerciários, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife).
BANCOS
As instituições financeiras estarão fechadas no feriado do dia 06, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
Pagamentos com vencimento para o dia 6 poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no dia seguinte (7). Os caixas eletrônicos das agências estarão disponíveis, além de aplicativos do banco.
TRANSPORTE PÚBLICO
O Metrô do Recife tem funcionamento normal, das 5h às 23h, mas com intervalos mais longos entre os trens. E os ônibus do Grande Recife também têm redução de frota.
DETRAN-PE
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) estará fechado durante o dia do feriado da data magna.
SHOPPINGS
Os shoppings têm horários de funcionamento diferenciados:
Recife
Shopping Recife - das 12h às 21h.
RioMar Shopping - das 12h às 21h.
Shopping Boa Vista - das 11h às 19h.
Shopping Tacaruna - das 12h às 21h.
Plaza Shopping - das 12h às 21h.
Olinda
Shopping Patteo Olinda - das 12h às 21h.
Paulista
Paulista North Way Shopping - das 09h às 22h.
Camaragibe
Camará Shopping - das 12h às 21h.
Jaboatão dos Guararapes
Shopping Guararapes - das 9h às 22h.
Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada - das 10h às 22h.
Igarassu
Shopping Igarassu - das 12h às 20h.
Moreno
Recife Outlet - das 9h às 21h.