Sexta-Feira da Paixão é o principal dia de celebração da Páscoa. É o dia da tradicional Procissão do Senhor Morto. Coordenada pela Arquidiocese de Olinda e Recife, o cronograma da Semana Santa começou desde o dia 2 de abril e segue até o próximo domingo (9). Nesta sexta (7) foi o dia da Celebração e Morte do Senhor na Catedral da Sé de Olinda e da procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade.
Após a celebração da Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo na Catedral da Sé, fiíeis saíram em procissão pelas ruas de Olinda. A procissão reúne centenas de pessoas que acompanham o esquife com a imagem de Cristo morto coberto por um pálio (pano) branco, seguido pelos andores de São João e Santa Maria Madalena.
A procissão seguiu seu percurso da Catedral para a rua Bispo Coutinho, Largo da Misericórdia, rua Saldanha Marinho, Largo do Amparo, rua do Amparo, Quatro Cantos, rua Treze de Maio, rua de São Bento, praça Monsenhor Fabrício (em frente à prefeitura), rua 27 de Janeiro, praça de São Pedro, Av. da Abolição, praça do Carmo, rua de São Francisco e encerra no convento Franciscano de Olinda.
As celebrações religiosas continuam neste sábado de aleluia (8), com a vigília pascal na Catedral da Sé, a partir das 20h. O período se encerra no doming, com a celebração da Missa de Páscoa, na Catedral da Sé. As celebrações foram comandadas pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Sabirido.
Em vídeo nas redes sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido convidou os fiéis a vivenciarem com intensidade o Tríduo Pascal. “O tríduo é oportunidade de meditar os mistérios centrais de nossa fé”. Na mensagem, o arcebispo alerta: a Semana Santa não é um período de férias! Precisamos ter em mente que este é um período de compromisso com a fé. Vamos, em comunidade, viver uma experiência de Páscoa e de vida nova!