João Campos visita novo abrigo onde vão ficar crianças que sobreviveram a incêndio no Recife; Veja vídeo

No incêndio, nessa sexta-feira (14), três crianças e uma cuidadora morreram. Força-tarefa trabalha para inaugurar novo abrigo na próxima quarta-feira
Raphael Guerra
Publicado em 15/04/2023 às 14:13
João Campos visitou novo abrigo onde vão ficar crianças que sobreviveram ao incêndio no Ipsep Foto: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife


Um dia após incêndio trágico na Instituição de Caridade Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, com três crianças e uma cuidadora mortas, a prefeitura montou uma força-tarefa para antecipar a inauguração de uma nova casa de acolhida para os sobreviventes.

O prefeito do Recife, João Campos, vistoriou as instalações do equipamento, localizado no bairro do Hipódromo, no início da manhã deste sábado (15).

“Estamos antecipando o cronograma de abertura desta nova unidade, garantindo que a Casa esteja com a estrutura pronta para receber as crianças do Lar Paulo de Tarso até que a estrutura da instituição seja restabelecida. Hoje, todas as equipes estão em diálogo para a casa estar apta para receber as crianças logo após elas receberem alta médica”, afirmou Campos.

VEJA A VISITA:

A nova Casa de Acolhida, que leva o nome de Margareth da Silva em homenagem à cuidadora de 62 anos, que trabalhava no Lar Paulo de Tarso e faleceu vítima da tragédia, vai receber as 12 crianças da instituição que agora estão internadas.

Além de inaugurar o equipamento até a próxima quarta-feira, após vistorias técnicas da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a prefeitura está dando suporte no tocante a outras urgências que a situação exige, como atendimento social, médico e psicológico. Os profissionais que atuam na instituição também irão receber acompanhamento psicológico.

O equipamento da prefeitura, que terá funcionamento 24 horas por dia, tem capacidade para acolher até 15 crianças e conta com três quartos, cozinha, sala, área de recreação e lavanderia. No primeiro momento, um quarto ficará disponível para a chegada das primeiras crianças da Organização não-governamental que atuava há 30 anos na cidade, no bairro do Ipsep.

Para atender as necessidades, estarão a postos seis cuidadores diurnos, quatro cuidadores noturnos, uma psicóloga, uma assistente social, um pedagogo, duas cozinheiras e dois auxiliares de serviços gerais.

A Prefeitura do Recife promete disponibilizar, por meio do programa Parceria, projeto técnico e material para reconstrução do Lar Paulo de Tarso. Além disso, serão antecipados recursos na ordem de R$ 40 mil relativos ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

A prefeitura disse ainda que vai liberar R$ 35 mil da quarta parcela, de um total de seis, referente ao Chamamento Público para acolhimento de crianças vítimas de violência doméstica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas.

ESTADO DE SAÚDE DAS CRIANÇAS FERIDAS EM INCÊNDIO NO ABRIGO DO RECIFE

Reprodução - Incêndio, no Lar Paulo de Tarso, no Ipsep, Zona Sul do Recife, deixa mortos e feridos

Seis crianças que foram encaminhadas ao Hospital da Restauração (HR) após ficarem feridas em incêndio na Instituição de Caridade Lar Paulo de Tarso permanecem internadas.

De acordo com a assessoria da unidade de saúde, em boletim divulgado neste sábado (15), as crianças internadas estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro considerado grave, mas estáveis. 

Os nomes e idades das vítimas não foram divulgados. 

Outras duas crianças estão internadas no Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda. Elas também estão na UTI, com quadro estável para acompanhamento e vigilância clínica.

O Hospital Geral de Areias recebeu quatro crianças e um adulto. De acordo com as informações da Secretaria Estadual de Saúde, duas dessas crianças foram transferidas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a vigilância clínica, do Hospital Maria Lucinda, no bairro da Jaqueira.

As outras duas crianças foram encaminhadas ao IMIP, no bairro dos Coelhos. A paciente adulta está em observação na emergência clínica.

O adeus às crianças e à cuidadora mortas aconteceu neste sábado no Cemitério de Santo Amaro, localizado na área central do Recife. 

RENATO RAMOS/JC IMAGEM - Velório das crianças mortas no incêndio em abrigo no Ipsep

INCÊNDIO EM ABRIGO NO RECIFE

O incêndio começou na sala da Instituição de Caridade Lar Paulo de Tarso, na madrugada da sexta-feira.

Antes mesmo das equipes de salvamento chegarem, vizinhos ajudaram a retirar as crianças do imóvel, que só tinha uma saída. 

O lar, fundado há quase 32 anos, em 27 de maio de 1991, funcionava há cerca de três anos na localização atual. Ele acolhe crianças de 2 a 11 anos que são afastadas das famílias por sofrerem algum tipo de violência ou por viverem em vulnerabilidade.

Ainda não se sabe o que pode ter provocado o fogo. A Delegacia do Ipsep abriu investigação para apurar o caso.

DOAÇÃO PARA RECONSTRUÇÃO DO ABRIGO

Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a instituição se responsabilizará por garantir apoio psicológico e retirada de segunda via de documentos perdidos para as vítimas do incêndio. O TJPE terminou o comunicado relatando que "O momento é de dor, mas também de ações urgentes e de muita união".

O MPPE montou um ponto de coleta de doações para o abrigo na administração do Ed. Roberto Lyra, na Rua do Imperador Pedro II, 473, no bairro de Santo Antônio, no Centro da cidade.

COMO DOAR DIRETAMENTE PARA O LAR PAULO DE TARSO:

  • Pix: 35.618.933/0001-21 (CNPJ)
  • Razão social: Instituição de Caridade Lar Paulo de Tarso
  • Banco: Banco do Brasil (001)
  • Agência: 1245-9
  • Conta corrente: 119346-5

TRAGÉDIA EM ABRIGO NO RECIFE

 

TAGS
pernambuco incêndio Recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory