Olinda

Um ano após deslizamentos, Prefeitura de Olinda inicia aplicação de geomantas em áreas de morro

Técnica de proteção das encostas começa a ser implantada pelo bairro de Águas Compridas e pode atender 94 pontos de risco

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/05/2023 às 10:27 | Atualizado em 25/05/2023 às 10:28
Notícia
X

Um ano após o deslizamento de duas barreiras - que vitimou três pessoas -, nos córregos do Abacate e do Abacaxi, a Prefeitura de Olinda informou que iniciará, nesta sexta-feira (26), a aplicação de geomantas nas áreas de morros na cidade. De acordo com a gestão municipal, a técnica garantirá maior proteção das encostas e facilitará o escoamento da água da chuva.

A implementação das geomantas começará pela Rua 6 de Janeiro, no bairro de Águas Compridas. A prefeitura informou que, ao todo, serão 54 mil m² distribuídos em 94 pontos de riscos, mapeados pela Defesa Civil do município.

Ainda segundo a Prefeitura de Olinda, também será implantado o sistema de drenagem do talude, que consistirá na construção de galerias e caixas de recebimento do volume da água da chuva. As obras fazem parte da Operação de Inverno, que foi iniciada em janeiro deste ano. 

"Os trabalhos preventivos em andamento na cidade abrangem a construção de muros de arrimo, trabalhos de micro e macrodrenagem, com limpeza de canais e do sistema de galerias em diversos bairros de Olinda", afirma a prefeitura.

 

ABRIGOS:

A gestão municipal de Olinda informou, na manhã desta quinta-feira (25), que disponibilizará prédios administrados pela Prefeitura que podem servir como abrigo e ponto de apoio a possíveis famílias desabrigadas. Os locais serão distribuídos nos altos da Bondade e da Conquista, além dos bairros de Peixinhos, Vila Popular, Ouro Preto, Casa Caiada, Cidade Tabajara e Rio Doce.

Em nota, a Prefeitura comunicou que a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos fez uma reserva de colchões e cestas básicas e conta, também, com o planejamento assistencial da Secretaria de Saúde da cidade.

Para os serviços de saúde, a gestão informou que "a ideia é agilizar a assistência médica com socorro por meio do SAMU, disponibilizar vacinas e manter atuação dos agentes de saúde, epidemiológica e de endemias".

 

TRAGÉDIA: 

Dois corpos foram encontrados após o deslizamento de uma barreira no Córrego do Abacaxi, em Caixa D'Água, Olinda, no dia 26 de maio de 2022. 

Familiares informaram que o armador de construção civil Sérgio Pimentel dos Santos, 53 anos, e a esposa, a dona de casa Rosimere Silva de Oliveira, 47, estavam desaparecidos desde que uma barreira deslizou sobre a residência deles.

As buscas foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio de cães farejadores, servidores da Defesa Civil de Olinda e voluntários, entre vizinhos e familiares. 

No Córrego do Abacate, em Águas Compridas, também em Olinda, a morte de um homem foi confirmada após um deslizamento, ainda na quarta-feira 25 de maio. Ele foi identificado como José Cláudio da Silva, de 62 anos.

 

 

Tags

Autor