UOL - O melhor conteúdo
Recife

Com promessas de transformação em centro cultural, casa de Clarice Lispector segue abandonada no Centro do Recife

Residência da escritora está abandonada há décadas no Centro do Recife; Imóvel recebeu projetos para restauro e transformação de centro cultural em homenagem à escritora, mas obras não foram iniciadas

Carol Guerra
Cadastrado por
Carol Guerra
Publicado em 26/05/2023 às 12:14 | Atualizado em 26/05/2023 às 12:48
Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
ANTIGA CASA DE CLARICE LISPECTOR. PRAÇA MACIEL PINHEIRO, 387, BAIRRO DA BOA VISTA. ESCRITORA CLARICE LISPECTOR. - FOTO: Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

A casa em que Clarice Lispector viveu durante a infância e parte da adolescência no Recife tornou-se mais um dos inúmeros símbolos de abandono da capital pernambucana. Localizada em frente à Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista, a antiga residência da escritora  e jornalista ucraniana sucumbe ao esvaziamento e ao esquecimento, sinais perceptíveis por quem transita pelo Centro do Recife. 

Com promessas de reforma e possível transformação em centro cultural, como forma de homenagem à escritora, a estrutura - que está sob a administração da Santa Casa de Misericórdia - caiu em desuso. A porta principal está bloqueada por tijolos, a fachada foi tomada por lixos e pichações, além dos danos à estrutura, como furos no telhado e buracos nas paredes.

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

ANTIGA CASA DE CLARICE LISPECTOR. PRAÇA MACIEL PINHEIRO, 387, BAIRRO DA BOA VISTA. ESCRITORA CLARICE LISPECTOR. - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

Em 2020, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) encaminhou um pedido de restauro do local, além do pedido para gerir o espaço e transforma-lo em centro cultural. À época, a instituição divulgou que o custo da obra estava orçado em R$ 1,8 milhão, valor que seria adquirido caso o projeto fosse selecionado no edital sobre Fundo de Direitos Difusos, que são recursos voltados para vários segmentos, entre eles o de preservação de patrimônio. A Fundaj venceu a primeira etapa do edital. 

Em visita à sede da Fundação, em 2022, Paulo Gurgel Valente, filho de Clarice, fez um apelo para que a cidade do Recife retribuísse o carinho demonstrado pela escritora ao longo de sua vida e obra. 

"O amor quer correspondência. E o de Clarice pelo Recife já foi declarado em sua escrita. Agora, é a hora da correspondência: Recife acolher Clarice", afirmou Gurgel Valente em reunião com o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, em 2022.  


"A casa é de propriedade da Santa Casa de Misericórdia e está protegida legalmente por meio do tombamento provisório em nível estadual pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e em análise preliminar no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tombamento federal. Apesar de sua importância, o imóvel encontra-se abandonado, em avançado processo de degradação e já se constatando perda de elementos arquitetônicos originais", afirmou a Fundaj à época. 

Guga Matos/JC Imagem

Restauro da Casa de Clarice Lispector - Guga Matos/JC Imagem

De acordo o Superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Júlio Gil, a Instituição retomou as conversas sobre projetos para a residência. 

"Houve uma movimentação no ano passado por parte da Fundaj, mas os projetos deram uma parada porque a Prefeitura do Recife informou que estava estudando melhorias para o entorno do local, devido ao número de pessoas em situação de rua e até revitalização ali do Centro. Voltaremos a nos reunir na próxima semana para discutir o futuro da casa e saber se a Fundaj ainda tem interesse em continuar com o projeto inicial", afirma Júlio. 

Em nota, a Prefeitura do Recife informou que "a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) mantém equipes fixas e volantes realizando ações de limpeza na Praça Maciel Pinheiro e programam a manutenção e os reparos nestes espaços. Entretanto, muitas vezes, o vandalismo e a poluição dessas áreas são bastante frequentes por parte da população, depredando e sujando o patrimônio público e causando prejuízos para a população".

 

Desde o começo da semana, a reportagem questionou a Fundação Joaquim Nabuco sobre o andamento doodo projetos e a permanência da parceria com a Santa Casa de Misericórida. Até o momento em que esta matéria foi publicada, a Fundação não emitiu um posicionamento. O espaço segue aberto. 

 

CHEGADA AO RECIFE: 

Clarice Lispector chegou ao Brasil em 1922, junto com os seus pais e duas irmãs, onde fez a sua primeira morada em Maceió. A escritora chegou ao Recife aos dois anos e permaneceu até os 14 anos. Na capital pernambucana, se despediu da mãe, que faleceu. Aos 14 anos, desembarcou no Rio de Janeiro, onde se estabeleceu com a sua família.   

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias