URBANISMO

Recife dá Início à construção do novo parque urbano com promessa de entrega para 2024

Projeto foi iniciado há três pelos pelo então prefeito Geraldo Julio (PSB) e sairá do papel com o sucessor, João Campos (PSB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 20/09/2023 às 14:08 | Atualizado em 20/09/2023 às 14:59
Notícia
X

O prefeito João Campos (PSB) assinou nesta quarta-feira (20) a ordem de serviço que deu início às obras do Parque Governador Eduardo Campos, no terreno do antigo Aeroclube, no Pina, Zona Sul do Recife. O equipamento, que será o maior parque urbano da cidade, com 11,9 hectares, foi anunciado há três anos pelo seu antecessor, Geraldo Julio (PSB).

Ao todo, serão investidos R$ 62 milhões na construção do espaço, que tem promessa de entrega à população no segundo semestre de 2024. Ele fica ao lado dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, cuja obras se arrastam desde 2019 e, após sucessivos atrasos na entrega dos 600 apartamentos, devem ser entregues neste ano, segundo a Prefeitura.

"O Parque Eduardo Campos é um equipamento social, que representa a construção de uma cidade justa e inclusiva. O foco absoluto da Prefeitura é realizar uma obra de qualidade e uma urbanização em uma área que precisa", afirmou o prefeito durante a solenidade.

O projeto conta com um parque infantil, parque para pessoas com mobilidade reduzida (PMR), fonte interativa, pista de cooper, Academia da Cidade, quadra poliesportiva, campo de areia e ciclovia, parcão, área para piquenique e espaço para caminhada às margens do Parque dos Manguezais. Ainda, o Espaço Memória, onde haverá uma exposição fixa contando a história do Aeroclube.

“O Parque Público Governador Eduardo Campos será uma grande área verde da cidade, pensado para priorizar as pessoas, a mobilidade ativa e valorizar a preservação ambiental”, detalha a chefe do Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), Cinthia Mello, que coordena as obras. Ela detalhou que serão plantadas mais de 1.700 árvores e mais de 500m² de mudas ornamentais no local.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Prefeito João Campos (PSB) assinou a ordem de serviço nesta quarta-feira (20) - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Parque Governador Eduardo Campos será o maior do Recife - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Parque é construído no terreno do antigo Aeroclube, no Pina, Zona Sul da cidade - GUGA MATOS/JC IMAGEM

REIVINDICAÇÕES

Mesmo como despontar das obras, contudo, ainda imperam incertezas por parte dos moradores da região em relação ao projeto. A concepção do Parque Governador Eduardo Campos foi discutida em audiências públicas no ano de 2021, onde os populares apresentaram suas reivindicações. Algumas foram acatadas, como a pista de cooper e a academia, mas ainda não tiveram uma resposta sobre as demais.

“Tem muita gente no Pina que vive da coleta de marisco, então sugerimos uma área de comércio e uma sede para essas pessoas se reunirem e comercializarem os produtos. Também um píer para que entre no mangue e as pessoas tenham uma visão dele. Ainda não sabemos se foram acatado”, disse Sandro Rocha, do Coletivo Novo Pina.

Além disso, pediram que parte do Parque fosse destinada para a construção de mais moradias - o que foi rejeitado pela gestão municipal. “A maior reivindicação foi que fosse uma área de lazer e moradia além do habitacional, uma vez que ele não conseguiria contemplar toda a comunidade do Pina”, pontuou o advogado Jean William, do mesmo coletivo.

Mesmo assim, ambos celebram a chegada do equipamento, já que a região carece de áreas públicas de qualidade. "A gente não tinha uma área de lazer, vai trazer um benefício tremendo. Sabemos que isso diminui a vulnerabilidade das crianças", opinou Jean.

PARQUES DO RECIFE

Este será o terceiro parque da Zona Sul do Recife, que conta com o da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, o Santos Dumont e o Dona Lindu, ambos em Boa Viagem. Nas redondezas dele, também serão construídos um Centro Comunitário da Paz (Compaz), duas creches, uma Upinha e uma passarela que está sendo transformada em biblioteca.

Tags

Autor