CRISE CLIMÁTICA

Comunidades de sete municípios de Pernambuco recebem treinamento para lidar com a crise climática

O projeto Nordeste pela Resiliência Climática foi lançado no início do segundo semestre de 2023 pela Visão Mundial, entidade que atua no Brasil desde 1945, numa parceria com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/11/2023 às 9:00 | Atualizado em 20/11/2023 às 12:54
Notícia
X

As comunidades atendidas nos sete municípios de Pernambuco que integram, ao lado dos estados da Bahia e de Alagoas, o projeto Nordeste pela Resiliência Climática, vão começar uma nova fase de treinamentos de prevenção e resiliência às ações climáticas. E, dessa vez, terão a oportunidade de trocar conhecimentos integrando os municípios vizinhos.

O projeto Nordeste pela Resiliência Climática foi lançado no início do segundo semestre de 2023 pela Visão Mundial, entidade que atua no Brasil desde 1945, numa parceria com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

A meta do Nordeste pela Resiliência Climática é reduzir os riscos a que as comunidades pobres estão expostas, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a prevenção para a redução de riscos a desastres em comunidades no Nordeste. Além de fortalecer a resiliência diante das severas consequências das mudanças climáticas, especificamente chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra.

Os treinamentos promovidos pela Visão Mundial começam ainda neste mês de novembro e vão capacitar moradores e lideranças comunitárias dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima - estes seis últimos localizados na Região Metropolitana.

Os líderes comunitários e moradores dos municípios participantes do projeto aprenderão técnicas para fortalecer a compreensão e a identificação de riscos comunitários, promovendo a redução de desastres. Assim, aprenderão sobre a importância de alertas precoces e da organização de capacidades e conhecimentos para criação de um plano de ação local.

“A programação e metodologias foram construídas com foco na ampliação de conhecimentos em defesa civil e na construção inicial de um plano de ação local que consiga ser aplicado no território em momentos de desastres”, explica Derick Coelho, um dos mobilizadores do projeto.

MUNICÍPIOS TERÃO DOIS DIAS DE TREINAMENTO

As cidades foram divididas em dois blocos, cada um com dois dias de treinamentos, que acontecerão também no mês de dezembro. Nas oficinas, serão apresentados conceitos e procedimentos já utilizados pela Defesa Civil em territórios treinados para lidar com os desastres climáticos.

DIVULGAÇÃO
Projeto Nordeste pela Resiliência Climática foi lançado no início do segundo semestre de 2023 pela Visão Mundial e atende a sete municípios de Pernambuco - DIVULGAÇÃO

“Mas também será uma oportunidade para coletarmos informações com as comunidades envolvidas. Saber, por exemplo, quais os locais de difícil acesso que existem nas comunidades no caso de desastres climáticos. Ou quais os equipamentos públicos e sociais que podem ser utilizados como refúgio em situações de perigo”, explica o mobilizador.

TEMAS AMPLOS NOS TREINAMENTOS

Entre os temas abordados no primeiro dia do treinamento estão os conceitos de desastre, os tipos, riscos e fatores que os potencializam, os termos mais utilizados na Defesa Civil, como agir e a criação de um plano de emergência em caso de desastres.

Já o conteúdo programático para o segundo dia envolve as formas de evacuação de área em caso de sinistros, a indicação de membros para o plano de emergência, a coleta de informações e capacidades para a elaboração do plano de ação, além de orientações gerais.

Para os municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, os encontros acontecem nos dias 18/11 e 02/12, no Instituto Solidare, localizado no bairro de Coqueiral, na Zona Oeste do Recife. Enquanto que as cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima terão os encontros realizados nos dias 25/11 e 09/12, no Instituto Dom Hélder, situado no bairro do Janga, na cidade de Paulista, no Grande Recife.

CONHEÇA O PROJETO NORDESTE PELA RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

O projeto Nordeste pela Resiliência Climática atua nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco para reduzir a perda de vidas, de bens materiais e de meios de subsistência. Para isso, implementa um programa focado na Política e Prática de Redução de Risco a Desastres (DRRPP).

Além de contribuir para salvar vidas, o projeto estimula a aproximação do poder público com as comunidades de áreas de risco, viabilizando a promoção de ações contínuas de prevenção sustentável, mesmo após o término do projeto.

Ao todo, 18 municípios estão sendo contemplados com a iniciativa.

Confira as cidades por estados:

Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu;

Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro e Rio Largo;

Bahia: Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Prado e Teixeira de Freitas.

Tags

Autor