MANDADO DE PRISÃO

Homem que agrediu mulher em restaurante do Recife é preso

Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá prestou depoimento nesta quinta-feira (28), na Delegacia de Casa Amarela, e vai responder por lesão corporal e racismo

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 28/12/2023 às 20:08 | Atualizado em 28/12/2023 às 20:13
Notícia
X

Após prestar depoimento na tarde desta quinta-feira (28), na Delegacia de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, o caminhoneiro Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá foi preso por agredir uma mulher na saída do banheiro do restaurante Guaiamum Gigante - o crime acontece aconteceu no último sábado (23), no bairro do Parnamirim, por achar que ela era transexual.

CRIMES DO AGRESSOR

O agressor vai responder na Justiça por crime de racismo. Isso porque, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a Lei do Racismo permite julgar casos de homofobia e transfobia como crime de injúria racial.

De acordo com o delegado Diogo Bem, que está à frente do caso, após cumprir o mandado de prisão, o suspeito será encaminhado para a Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande. A expectativa é que ele passe por audiência de custódia ainda nesta sexta-feira (29).

O advogado de Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá deu uma ao deixar a delegacia, mas sem responder a perguntas da imprensa. "Desde o começo ele queria comparecer (à delegacia) e compareceu. Havia essa possibilidade de se cumprir o mandado de prisão, mas ele veio espontaneamente. Agora, ele vai ficar à disposição da Justiça e vamos tomar as medidas pertinentes para o caso", disse o advogado Madson Aquino.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Pernambuco, Fenelon Pinheiro, que acompanhou o depoimento do suspeito, disse que o agressor cometeu vários crimes. "Ele violou a lesão corporal. Apesar de ser uma mulher cis, ele cometeu um crime de homofobia. Queremos e defendemos que ele pague por esse crime, pois não interessa se ele sabia ou não que era uma mulher trans. O que interessa é o que o motivou a cometer o crime", explicou Fenelon.

A Polícia Civil de Pernambuco confirmou a prisão de Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá e informou que dará mais detalhes sobre o caso em coletiva de imprensa que será concedida nesta sexta-feira (29), às 11h, na sede operacional da PCPE.

ENTENDA O CASO

Uma mulher, de 34 anos, foi agredida fisicamente no rosto dentro do restaurante Guaiamum Gigante, no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife, no último sábado (23). De acordo com o relato de um amigo da vítima, que estava presente no momento do ocorrido, o agressor teria desferido um soco contra a mulher após questioná-la sobre seu gênero, para saber se ela era biologicamente mulher, na porta do banheiro feminino do local.

A agressão teria ocorrido em virtude do homem, o caminhoneiro Antônio Fellipe Rodrigues Salmento de Sá, supor que estava diante de uma mulher trans e, por isso, achar-se no direito de questioná-la sobre o uso do banheiro feminino.

RESTAURANTE ONDE OCORREU A AGRESSÃO

O restaurante, por sua vez, refutou a informação de que teria deixado o agressor ir embora e protegido ele após a violência. “O Guaiamum Gigante, em face dos lastimáveis fatos ocorridos na noite deste sábado (23), na nossa casa, vem a público esclarecer que não procede a alegação de que teria havido proteção a um suposto agressor por parte da segurança do GG. Muito ao contrário, cuidou de promover a imediata retirada do agressor do ambiente, de modo a resguardar a integridade física e psicológica da pessoa agredida e demais clientes”, afirma em nota.

O Guaiamum Gigante ainda diz que adotou “imediatamente” as providências cabíveis para resolver a situação, “inclusive acionando a força policial e dando todo o suporte à vítima”. O restaurante garante que “não tolera qualquer ato de violência ou discriminação e se solidariza com a vítima agredida”.

Tags

Autor