As artesãs da Casa de Maria, instituição vinculada ao Aria Social, lançam a Coleção Capiba, uma nova linha de produtos, em evento na sede do projeto, em Piedade, na tarde da próxima terça-feira (12). A coleção de bolsas, acessórios e itens de decoração tem direção criativa da designer Luly Vianna e é toda inspirada nos figurinos de Beth Gaudêncio para o musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, que comemorou os 30 anos do Aria Social e já teve sete temporadas.
As 24 peças da coleção serão apresentadas num desfile realizado em parceria com as marcas autorais pernambucanas Caroll Falcão (roupas atemporais e afetivas em linho e cânhamo), Vitalina (sapatos artesanais que perpetuam as belezas do sertão nordestino) e Verde Joias (joias artesanais inspiradas em elementos naturais); com direção de cena de Romildo Alves. O evento conta ainda com a organização da arquiteta Roberta Borsoi, que posiciona as peças e marcas no espaço.
A COLEÇÃO CAPIBA
o conjunto de peças tem o crochê como carro-chefe e traz nove modelos de bolsa (além de pochete, mochila e carteiras), chapéu bucket e chaveiros. Seis versões de almofadas, quatro variações de vaso e uma fruteira são os objetos de decoração que completam a coleção.
“É uma alegria criar com os artesãos da Casa de Maria uma coleção que apresenta a alma pernambucana, por meio do espírito vibrante do frevo, e inova a forma de trabalhar com crochê. Com ela, celebramos a riqueza da cultura, a magia das artesãs e o poder do trabalho coletivo”, diz a designer Luly Vianna.
Os produtos são agrupados em cinco temas: frevo, Missa Armorial (título da obra-prima de Capiba), papangu, carnaval anos 30 e rosa amarela, tudo dentro do universo do compositor pernambucano. As peças são confeccionadas com materiais sustentáveis, como barbante ecológico, fio de seda, brim, junco e palha de jornal.
EXPERIÊNCIA DE MODA
As marcas parceiras prepararam peças especiais para compor o look das bailarinas do Aria Social e das próprias artesãs da Casa de Maria, que apresentarão a coleção.
“Será uma experiência de moda, solidariedade e beleza, uma tarde de celebração do trabalho realizado pela Casa de Maria, com o lançamento da coleção que leva o nome do nosso compositor mestre da cultura pernambucana”, diz a presidente do Aria Social, Cecília Brennand.
CONHEÇA A CASA DE MARIA
A Casa de Maria foi fundada em 2017 e tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo social das mães e outros familiares dos alunos do Aria Social por meio da capacitação em um artesanato que tem como base a sustentabilidade e as tradições locais. Nasceu dentro do Aria Social, quando as mães e responsáveis dos alunos começaram a trocar experiências em crochê enquanto aguardavam seus filhos nas aulas.
Passados seis anos, a Casa de Maria se firma como um ponto de apoio, aprendizado e convivência, onde mães e familiares de alunos encontram suporte para impulsionar seus sonhos, garantindo a capacitação profissional e o empoderamento e gerando renda para mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade econômica assistidas diretamente todo ano.
O objetivo é fomentar a produção e comercialização de acessórios e objetos de decoração feitos manualmente, com insumos em sua maioria reciclados. As artesãs da Casa de Maria são remuneradas pelas peças produzidas e vendidas pelo projeto, com parte do valor revertida para a manutenção da instituição.
PARTICIPAÇÃO DE ARTISTAS
A cada temporada, a Casa de Maria convida estilistas, arquitetos e designers brasileiros para a criação de linhas de produtos. Já assinaram coleções em conjunto com as artesãs do projeto: o designer mato-grossense Sergio Mattos, as designers carioca Marcia Kemp (da marca de bolsas Nanacay) e pernambucana Gisela Moraes, a artista plástica pernambucana Julieta Cavalcanti, o arquiteto Marcelo Henrique Dias e as estilistas Marina Correia e Marina Guedes.
ARIA SOCIAL
O Aria Social foi criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand, o Aria é, desde 2004, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que educa e profissionaliza através da arte. Sua missão é “promover a transformação humana através da arte-educação de qualidade, oferecendo a formação e profissionalização em música e dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”.
O Aria Social cerca de 450 crianças e jovens entre 6 e 25 anos, com aulas de dança e música, atividades complementares como português e raciocínio lógico e, ainda, atendimento psicológico. O projeto está localizado em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.