MERCADO PÚBLICO

Reforma de área do Mercado da Encruzilhada atingida por incêndio é finalizada

Na semana que vem, os permissionários que estão nos contêineres começarão a ser realojados nos seus respectivos espaços originais dentro do mercado

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 04/03/2024 às 19:40
Notícia
X

Seis meses após o incêndio que danificou parte do Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, no dia 3 de setembro de 2023, a prefeitura da cidade entregou a reforma da área atingida. A obra contou com investimento de R$ 470 mil, contemplando serviços de alvenaria, coberta, concreto armado, estrutura metálica, piso cerâmico, revestimento de paredes, esquadrias e pinturas, bem como as instalações elétricas e hidrossanitárias. Ao todo, 11 operações foram afetadas pelo fogo. A primeira etapa da reconstrução do mercado foi entregue em 7 de dezembro de 2023.

IMPACTO NO COMÉRCIO E SERVIÇOS

Desde o incidente, foram adotadas medidas para diminuir o impacto financeiro para os comerciantes atingidos diretamente pelo incêndio. A mais importante foi a instituição do pagamento de um auxílio emergencial de R$ 3 mil mensais pelo tempo em que durassem os serviços. A cobrança da taxa de permissão também foi suspensa pelo período de duração das obras. Além disso, os permissionários tiveram a opção de ocupar contêineres instalados no pátio externo do equipamento e, assim, seguir comercializando seus produtos.

“A Prefeitura do Recife agiu rapidamente para mitigar os efeitos daquele sinistro - e tudo foi concluído dentro do prazo pactuado com os permissionários e com a sociedade. A obra teve um total de três meses e, no final de 2023 (período de festas), chegou a ter o ritmo desacelerado para não impactar o funcionamento da maior parte do mercado que ficou operando normalmente”, explica o diretor-presidente da Conviva - Feiras e Mercados do Recife, Gabriel Leitão.

MUDANÇAS DOS PERMISSIONÁRIOS


Na semana que vem, os permissionários que estão nos contêineres começarão a ser realojados nos seus respectivos espaços originais dentro do Mercado da Encruzilhada. “Paralelamente, já vamos dar início a um processo maior de requalificação da estrutura do equipamento, com a reforma da estrutura e da coberta, serviços de alvenaria, sistemas elétrico e hidráulico, além da atualização dos sistemas de prevenção e combate a incêndios”, pontua Gabriel.

O Mercado da Encruzilhada funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h, e nos domingos e feriados, das 6h às 13h.

Tags

Autor