ANIVERSÁRIO

Recife inicia celebrações do seus 487 anos com atividades gratuitas

Prefeitura do Recife promoveu duas grandes atividades, nesse sábado (9), para comemorar o aniversário da capital pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 10/03/2024 às 11:50 | Atualizado em 10/03/2024 às 14:53
Notícia
X

O Teatro Luiz Mendonça, voltado para a esplanada do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, recebeu na noite desse sábado (9), a apresentação da Banda Sinfônica do Recife, patrimônio cultural da cidade. A apresentação contou com a participação especial do grupo Guerreiros do Passo, que desde 2005 conta a história do frevo através da dança.

Sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, a Banda Sinfônica do Recife executou um repertório bastante eclético, que foi desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras.

“Fazendo mais uma etapa da comemoração do aniversário do Recife com a belíssima apresentação da Banda Sinfônica do Recife, que foi criada pelo Pelópidas da Silveira, que foi o primeiro prefeito engenheiro, prefeito da Frente Popular do Recife”, afirmou João Campos ao fim do concerto.

Mais cedo, durante o dia, os moradores e visitantes do Recife tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140), o maior navio de guerra da América Latina. As atividades gratuitas fazem parte da programação em celebração aos 487 anos da capital pernambucana.

 
Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
O grupo Guerreiros do Passo, que desde 2005 conta a história do frevo através da dança, fez uma apresentação especial no Parque Dona Lindu - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife


CAPITÂNIA DA ESQUADRA

O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, ocorreu pelo Terminal Marítimo de Passageiros. Os visitantes puderam conhecer o convés de voo (área onde as aeronaves pousam), o passadiço (estação de comando) e outras partes de cima do navio. Aeronaves da Marinha também estavam em exposição. Com 208 metros de comprimento e uma boca (largura) de 31,7 metros, o “Atlântico” representa um marco da engenharia naval e das capacidades estratégicas da Marinha do Brasil.

“Agradeço à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa, José Múcio, pela apresentação do maior navio de guerra da América Latina no Recife. É importante as pessoas conhecerem o trabalho da Marinha, entender a lógica de funcionamento, quais são os equipamentos, matar aquela curiosidade que todo mundo tem, e talvez tenha tido até um sonho de infância de conhecer. E a visitação está sendo gratuita”, comentou João Campos, durante a visita.

  

Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, ocorreu pelo Terminal Marítimo de Passageiros - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, ocorreu pelo Terminal Marítimo de Passageiros - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, ocorreu pelo Terminal Marítimo de Passageiros - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

PROGRAMAÇÃO CONTINUA NESTE DOMINGO

Neste domingo (10), haverá demonstração de salto de paraquedas da equipe de salto livre do Exército, “Os Cometas”, às 10h, em Boa Viagem, em comemoração ao aniversário da cidade. O dia também vai ser repleto de eventos culturais na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife.

Às 11h, o público poderá conferir a Banda Marcial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), e, às 17h, a Fuzishow, Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. As apresentações serão marcadas por uma mistura equilibrada de músicas populares e eruditas, encerrando a programação do final de semana.

Além disso, com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça também volta ao Recife neste domingo. O ponto principal para apreciar esse espetáculo de tirar o fôlego será a icônica Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife.

O público vai poder assistir a manobras incríveis e ver o rastro de fumaça que colore o céu, criando um espetáculo visual único. A exibição está marcada para às 16h. O evento é gratuito.

Tags

Autor