A requalificação do Calçadão dos Mascates - popularmente conhecido como Camelódromo - na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, têm previsão de conclusão para dezembro deste ano, de acordo com a Prefeitura do Recife. A estrutura do equipamento está sendo recuperada, numa obra que tem custo de R$ 6,2 milhões.
O prefeito João Campos vistoriou as obras e destacou que a ação fortalece o centro da cidade, o plano do Programa Recentro e a economia de maneira geral.
"A economia do Recife tem uma história afetiva, uma ligação com o centro da cidade. A gente fazendo essa obra também está ajudando com a recuperação da pujança do centro do Recife”, declarou o gestor.
Os serviços incluem restauro da estrutura e individualização da rede elétrica. Estão sendo realizados, a concretagem do pavimento interno, substituição das redes elétrica e hidráulica, recuperação estrutural de concreto e das estruturas de ferro, substituição das cobertas e calhas, pintura e recuperação dos banheiros.
A intervenção faz parte da política de recuperação do Centro do Recife, que também prevê um novo plano de circulação viária, com protagonismo da Avenida Dantas Barreto.
Concebido pelos arquitetos e urbanistas Ronaldo L'Amour e Zeca Brandão, o camelódromo foi inaugurado em 1994 como forma de organização de parte do comércio popular no Centro do Recife.
A ideia foi ordenar os comerciantes em uma estrutura física única e que atribuísse um novo sentido à Avenida Dantas Barreto. São pouco mais de 1 mil boxes divididos em seis módulos.