SDS/PE homenageia as mães das Forças de Segurança com participação surpresa dos filhos
Iniciativa contou com um vídeo-homenagem postado no Instagram da SDS (@sdspeoficial)
Neste domingo (12), Dia das Mães, a equipe de Comunicação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) homenageou as mães da Força de Segurança, numa inciativa surpresa que contou com a participação dos filhos.
Elas são minoria nas corporações das Polícias Militar, Civil, Científica, também no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil. Como toda mulher que trabalha e tem filhos, precisa se desdobrar para realizar, com excelência, seu trabalho seja em alguma missão nas ruas do nosso Estado, seja na educação dos filhos e cuidados do lar.
O convite feito pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM) da SDS parecia ser apenas para que falassem um pouco de como é ser mãe sendo também policial militar, civil, médica legista da Polícia Científica, bombeira militar, agente da Defesa Civil e servidora da SDS, mas ao final elas foram surpreendidas.
Com toda a gravação sendo filmada, após o depoimento ter sido colhido de forma separada sem que uma visse a outra. Um fone de ouvido foi entregue, uma música já embalava a emoção e pronto: a voz que abala a estrutura de cada mãe era ouvida, os seus filhos se declarando para elas. As reações são genuínas, o extravasar da emoção é quase automático e o presente embrulhado com amor.
“O olhar da sociedade ainda não vê além da farda que representa a instituição. Neste Dia das Mães preparamos algo especial que toca o coração de todos, que revela a bravura não da atividade repressiva, ou da coragem de enfrentar um incêndio ou arriscar a própria vida salvando a de alguém em um assalto ou até resgatando alguém em um soterramento; mas a garra de quem é mãe com toda a complexidade desta função. Mães, biológicas, de coração, atípicas ou não, que merecem nossa admiração. Não posso deixar de registar o orgulho da minha equipe, que teve tanta sensibilidade em produzir este material”, comentou a gerente-geral de Comunicação da SDS, Ana Luiza Machado.
A mãe que representa a Polícia Civil, Juliana Mieko, contou que a homenagem foi uma oportunidade de se sentir amada. “Eu jurava que estava recebendo o fone para ouvir alguma musiquinha ambiente. Quando ouvi a voz da Luiza, nossa... Só de contar já começo a chorar. É difícil dela dizer até um “tô com saudade”, imagina ouvir o “te amo, mamãe”?”, afirmou Mieko.
A perita papiloscopista e também estudante de Jornalismo passou no concurso da Polícia Civil em 2008, mas se tornou mãe em 2003, aos 23. Com quatro meses de vida, a primogênita Luiza foi diagnosticada com um câncer na região do tórax, que enraizou e estrangulou a medula, a tornando paraplégica dos membros inferiores. Em 2013, nasceu Bento, prematuro de 6 meses, pesando apenas 890g e por conta da pré-eclâmpsia que sofreu, ele foi diagnosticado aos dois anos, como autista de grau 2. Em 2019, nasce Mariana, “o terceiro presente” como Mieko chama.
VÍDEO-HOMENAGEM
Além de Mieko participam do vídeo as mães: subtenente da PM Luciana Sales e os seus gêmeos Davi e Pedro de 8 anos; a médica legista Demetria Valença, mãe de Maria Fernanda de 10 anos; Keyla, agente da Defesa Civil, mãe de Eduardo (9) e Pedro (6); a bombeira Priscila Pontes,mãe de Larissa (22) e Helena (4), além da servidora da SDS, Solange Correia mãe de Luiza Fernanda e mãe do coração de Carol.
O vídeo-homenagem será postado no Instagram da SDS (@sdspeoficial) com o desejo de que o amor seja sempre a maior força que cada mãe possa ter. Que seja um domingo muito feliz a todas as mães, especialmente as que são das Forças de Segurança de Pernambuco.