Aumenta o número de falhas em elevadores e escadas rolantes das estações de trem e terminais de ônibus da RMR

As estações Cajueiro Seco, Joana Bezerra e Tancredo Neves acumulam o maior número de problemas

Publicado em 31/07/2024 às 9:20

A quantidade de falhas em elevadores e escadas rolantes nas estações de Metrô do Recife aumentou no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.

Foram 97 interrupções (momentâneas ou não) nos serviços das escadas rolantes, de janeiro a junho deste ano. No ano passado o número ficou em 85. Um aumento de aproximadamente 14,12%.

No caso dos elevadores esse percentual é ainda maior: aproximadamente 31,50%. São 167 falhas no primeiro semestre deste ano contra 127 do ano passado.

Os dados foram obtidos pela produção da Rádio Jornal via Lei de Acesso à Informação (LAI) junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Falhas no primeiro semestre de 2023 e 2024

O detalhamento mês a mês da quantidade de falhas registradas em elevadores e escadas rolantes no primeiro semestre de 2023 e 2024 pode ser conferido nos gráficos a seguir:

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Porta do elevador travada, luminária apagada, botão sem reconhecer comando, ruído alto, fuga de corrente elétrica. Esses são alguns exemplos de problemas que as equipes técnicas das estações de trem e terminais de ônibus precisam corrigir quase que diariamente.

Falhas entre 2019 e 2023

Considerando o período de 2019 a 2023, a média é de 233 falhas, por ano, tanto para escadas rolantes quanto para elevadores.
Esse detalhamento pode ser conferido nos gráficos a seguir:

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Especificamente sobre os elevadores, o engenheiro mecânico e especialista em Engenharia Diagnóstica, Luciano Szpak, explica que “os fatores que mais implicam nas falhas são os derivados das falhas de manutenção/conservação, ou de uso”.
“Componentes desgastados, obsoletos, ou campanha de manutenção inadequada ou mal executada, podem ensejar paradas indesejadas ou até fatalidades. Mas nem todas as interrupções de operação dos elevadores tem a empresa conservadora/mantenedora como responsável, pois em muitos casos, orçamentos extraordinários são apresentados ao proprietário do ativo, com o intuito de troca daqueles componentes que estão fora do escopo contratual”, acrescenta Szpak.
No total são 44 equipamentos divididos em 20 elevadores e 24 escadas rolantes, que estão instalados em 14 estações dos ramais centro e sul do Metrô do Recife.
São elas: Aeroporto, Antônio Falcão, Cajueiro Seco, Cosme e Damião, Camaragibe, Imbiribeira, Joana Bezerra, Largo da Paz, Monte dos Guararapes, Porta Larga, Prazeres, Recife, Shopping e Tancredo Neves.

Distribuição de elevadores e escadas rolantes

Atualmente, a distribuição de elevadores e escadas rolantes está da seguinte forma:
Com a maior quantidade de elevadores - 3 no total -, a estação Joana Bezerra também lidera o ranking de registros de falhas nesse tipo de aparelho de transporte, considerando o acumulado dos últimos cinco anos.
Somente em 2022, a estação contabilizou 80 falhas (25,40% do total) em elevadores. É o maior acumulado em números absolutos considerando o espaço de tempo de 2019 a 2023.
Também nesse mesmo período, em relação às escadas rolantes, as estações Tancredo Neves e Cajueiro Seco possuem o maior quantitativo de falhas por ano.
Em 2019, a estação Cajueiro Seco superou Tancredo Neves em 57 (21,43% do total) a 33 (12,41% do total). E também em 2023, com 31 (18,24%) a 11 (6,47%).
Já em 2020, 2021 e 2022, a estação Tancredo Neves liderou no número de falhas em escadas rolantes. Em 2020, foram 64 registros, representando 26,78% do total de 239 falhas daquele ano. É o maior percentual dos últimos 5 anos.

Falhas em elevadores e escadas rolantes

O detalhamento da quantidade de falhas em elevadores e escadas rolantes nas estações do Metrô do Recife pode ser conferido nos gráficos a seguir:
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O gerente de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, Salvino Gomes, esclarece que muitas das falhas, tanto em elevadores quanto em escadas rolantes, ocorrem por mau uso e vandalismo dos equipamentos. E revela o que é feito para minimizar as falhas.
"A gente tem muito problema com ambulantes que, infelizmente, desligam as escadas rolantes. Além de correrem nas escadas e sentarem nos corrimãos. Nesse sentido nós temos uma manutenção/inspeção diária", afirma o gerente de comunicação.
O engenheiro mecânico, Luciano Szpak, explica que do ponto de vista técnico, o mau uso dos elevadores pelos usuários não corresponde a maioria das causas das paralisações das máquinas, mas tem um certo peso nas estatísticas.
“O sistema elevador foi concebido de uma forma a manter o usuário longe das partes mais perigosas do equipamento, ou seja, não tem acesso ao poço, caixa ou casa de máquinas, que são recintos exclusivos da mantenedora, por força de lei. Assim, sobra ao usuário apenas o interior da cabina e as botoeiras de pavimento, porém, mesmo assim, uma pessoa mal-intencionada pode danificar seriamente o sistema a partir do interior da cabina”, esclarece o especialista.
Segundo Salvino Gomes, quando é detectado um problema, em escadas rolantes ou elevadores, o chefe da estação aciona as empresas contratadas para corrigir o defeito. Dependendo do horário, a correção pode ser realizada no mesmo dia.
"O custo é de quase R$ 2 milhões por ano para manutenção de escadas rolantes e elevadores", complementa Salvino.
O gerente de comunicação da CBTU Recife também explica que há uma divisão na responsabilidade da manutenção dos equipamentos em elevadores e escadas rolantes das estações e terminais, sendo de responsabilidade da CBTU apenas os equipamentos que dão acesso à parte interna da estação ou plataforma do metrô.
Em nota, a Nova Mobi Pernambuco, responsável pela manutenção das escadas rolantes e elevadores, que ligam aos terminais de ônibus do Grande Recife Consórcio de Transporte, informou que “são realizadas manutenções preventivas periódicas”.
Além disso, a concessionária de terminais afirmou que já foram investidos “mais de R$ 1 milhão na restauração e modernização dos equipamentos”.

Nota completa da Nova Mobi Pernambuco

Em relação a manutenção das escadas rolantes e elevadores presentes nas áreas de atuação da concessão, a Nova Mobi PE informa que são realizadas manutenções preventivas periódicas.
Na existência de alguma necessidade de manutenção corretiva, ela é realizada, em curto espaço de tempo, por uma empresa especializada que mantém, em seu quadro de colaboradores, profissionais dedicados exclusivamente para esses serviços.
Desde o início da operação da concessionária, já foram investidos mais de R$ 1 milhão na restauração e modernização dos equipamentos, oferecendo assim, mais segurança, comodidade e acessibilidade aos usuários do sistema.

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