Lubienska, tradicional escola do Recife, vai fechar as portas após mais de 5 décadas
Tradicional no bairro da Torre, a escola será fechada após o encerramento do ano letivo de 2024. Ex-alunos lamentaram o fechamento do colégio
O Centro Educacional - Lubienska, escola bastante renomada do Recife, Pernambuco, anunciou por meio das redes sociais nessa terça-feira (06/08), os encerramentos das atividades após 55 anos. Tradicional no bairro da Torre, a escola será fechada após o encerramento do ano letivo de 2024.
Em nota, o centro afirma que a decisão foi difícil, porém necessária. "Essa longa linha do tempo que nos trouxe até aqui, também nos sinalizou que há momentos em que se despedir é a melhor maneira de continuar, o que nos dá a segurança para essa decisão difícil, porém necessária".
As cinco décadas de história da instituição foram relembradas. Na postagem, ex-alunos falaram sobre o sentimento de saudade do colégio e lamentaram o fechamento.
"Profundamente triste com a notícia. Uma vida no Lubienska. Minha história e formação são graças a vocês. Muito obrigada", relatou Clarissa Siqueira, que é jornalista.
"Devo ao Lubienska a melhor parte de mim, a minha formação como cidadão e como ser humano", disse o cirurgião-dentista Eduardo Vasconcelos.
"Uma perda para a cidade do Recife", comentou a seguidora Adriana Elias no post.
Lubienska
Fundado em 20 de fevereiro de 1969, o Lubienska é uma instituição que adota uma abordagem holística do ser humano, promovendo o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, motoras, afetivas, interpessoais e sociais.
Seu nome é uma homenagem à educadora Helena Lubienska de Lenval, seguidora de Maria Montessori. Em sua metodologia, Helena defendia a criação de um ambiente onde o ser humano, especialmente a criança, pudesse aprender com liberdade, mas sem negligência ou indiferença.
Esse respeito ao desenvolvimento do indivíduo permitia que os alunos tivessem seu interesse mais profundo despertado e seus momentos de atenção melhor aproveitados pelos professores, sempre com afeto e cuidado.
O Lubienska se identifica cada vez mais com a teoria sociointeracionista construtivista, ao mesmo tempo em que convive com diversas ideologias, metodologias e filosofias, mantendo um diálogo aberto e contemporâneo.
A instituição entende que a aprendizagem escolar se constrói através das interações entre professores e alunos, bem como entre os próprios alunos, promovendo essas interações de maneira significativa para todos.
A instituição percebe o ensino como uma ajuda essencial na construção dos conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo da história, voltando sua atenção às diferenças individuais e acreditando que a aprendizagem depende das características singulares de cada aluno.
O Lubienska trabalha para adaptar suas propostas às possibilidades reais de cada aluno, lançando desafios que os ajudem a avançar em seus conhecimentos e focando na construção do saber, saber fazer e ser.
A missão do Lubienska é oferecer serviços educacionais de excelência nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial, formando pessoas autônomas, resilientes e produtoras de conhecimento com competência cidadã e consciência planetária, criando não apenas alunos, mas cidadãos completos.
Quem foi Helena Lubienska?
Helena Lubienska de Lenval nasceu na Polônia em 1895 e viveu grande parte de sua vida na França. Conhecida por sua discrição, pouco se sabe sobre ela além de sua contribuição pedagógica significativa. Ao longo de sua carreira, Helena publicou obras importantes em diversos países, incluindo França, Bélgica e Itália.
Entre seus livros estão “A Educação do Homem Consciente” (o único traduzido para o português), “O Universo Bíblico em que Vivemos” e “Como Educar a Atenção”.
Como professora na Escola Montessoriana, Helena teve Maria Montessori, renomada médica e pedagoga, como mentora durante o ano de 1920 em Roma.
No entanto, foi em Nice, na França, que ela dirigiu uma escola de educadores, onde desenvolveu uma abordagem pedagógica fundamentada em valores espirituais e na inclusão.
Helena Lubienska adaptou a metodologia para criar um ambiente onde a criança pudesse aprender com liberdade e inclusão significativa.
Seu objetivo era formar indivíduos conscientes, cultivando qualidades como vocabulário rico, silêncio interior, disponibilidade, gesto, palavra, atenção, contemplação, docilidade e fé. Ela acreditava na educação para a liberdade e independência.
Sua abordagem enfatizava a formação interna da criança antes de transmitir informações. Para isso, acreditava que o educador precisava ter um equilíbrio interno e uma vida organizada, para então ensinar a criança sobre organização, respeito e convivência social.
Helena Lubienska faleceu em 23 de agosto de 1972. Seu funeral foi uma cerimônia simples, com a presença de familiares e alguns amigos próximos.
Ela viveu com simplicidade e, ao falecer, possuía apenas uma coleção de livros em hebraico, que havia presenteado ainda em vida.