Esmaltes vencidos são apreendidos pelo Procon-PE em fiscalização de salões e lojas de cosméticos

Ação motivada por denúncias teve como objetivo garantir a segurança dos consumidores, removendo produtos fora da validade que podem causar riscos

Publicado em 24/10/2024 às 15:56

A "Blitz da Beleza", realizada pelo Procon-PE, tem como objetivo proteger os consumidores contra o uso de produtos de beleza fora da validade e garantir a qualidade e segurança dos produtos oferecidos aos consumidores.

Durante a ação, que aconteceu entre 11 e 18 de outubro, 21 estabelecimentos foram fiscalizados após a denúncia de que alguns deles estariam oferecendo produtos vencidos em seus serviços ou para venda.

Esses tipos de práticas são consideradas abusivas pelo Procon, ferindo o Código de Defesa do Consumidor e podem gerar sérios danos à saúde dos clientes.

Inspeções e apreensões

Em uma das inspeções realizadas em uma loja de cosméticos, foram apreendidas 128 embalagens de esmaltes da marca Sunton.

Esses esmaltes estavam com a data de validade expirada, o que representa riscos significativos, como alergias e irritações na pele.

Além disso, a fiscalização em alguns salões de beleza revelou que os esmaltes adquiridos há menos de uma semana já estavam vencidos no momento da compra.

O Procon-PE destacou a importância da ação como parte de um esforço contínuo para assegurar que todos os produtos comercializados, estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos pelas autoridades sanitárias.

As empresas flagradas comercializando produtos fora da validade serão devidamente notificadas e poderão sofrer penalidades previstas na legislação.

A operação "Blitz da Beleza" chama a atenção para a importância de sempre verificar a validade dos cosméticos antes de usá-los, tanto em casa quanto em estabelecimentos de beleza.

Tags

Autor