Semas-PE alerta para fake news sobre incidente com tubarão ocorrido em 2023 no Grande Recife

Vídeo que circulou no WhatsApp neste fim de semana é antigo. As autoridades alertam para a importância de verificar informações antes de compartilhar

Publicado em 06/01/2025 às 16:02 | Atualizado em 06/01/2025 às 16:56
Google News

Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) desmentiu as informações falsas que circulam nas redes sociais sobre um suposto ataque de tubarão que teria acontecido na praia do Pina.

Esses vídeos circularam, principalmente no WhatsApp, durante este fim de semana, e seguem sendo compartilhados nesta segunda. Segundo a Semas-PE, o caso é antigo e aconteceu em 2023 na praia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Com o intuito de reduzir a divulgação da notícia falsa, a Semas-PE esclareceu em publicação nas redes sociais que o caso do vídeo que está circulando aconteceu em 5 de março de 2023. O incidente com tubarão aconteceu nas mediações da igrejinha de Piedade.

A secretaria ainda recomendou a checagem do fato antes de compartilhar para evitar a disseminação de fake news. “Orientamos ao público que, antes de compartilhar qualquer informação, imagem ou vídeo, é preciso confirmar se a informação é verdadeira. Espalhar notícias falsas causa pânico desnecessário.”

Decreto municipal proíbe banho de mar em Piedade

A Semas-PE alerta ainda que o decreto Nº79/2021, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, interdita o trecho da orla da praia de Piedade para banho de mar.

O trecho é de 2,2 km entre o Hotel Barramares e a Igrejinha de Piedade, e a lei está em vigência desde 2021.

Uma das motivações para o decreto foram os ataques de tubarão a banhistas na área do mar defronte à igrejinha de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, com intervalo de duas semanas entre dois incidentes que aconteceram na época.

Tags

Autor