UOL - O melhor conteúdo

Moradores de Vicência começam a receber ajuda após fortes chuvas em Pernambuco

Mais de 250 pessoas ficaram desalojadas após temporal que alagou ruas, invadiu casas e destruiu móveis na cidade da Mata Norte do estado

Publicado em 29/01/2025 às 16:08 | Atualizado em 29/01/2025 às 18:42
Google News

A cidade de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi a mais afetada pelas fortes chuvas registradas na terça-feira (28). Segundo a prefeitura do município, 101 casas foram invadidas pela água, deixando 252 pessoas desalojadas.

O temporal, que acumulou 75 mm de chuva em apenas 12 horas, superou a média histórica para o mês de janeiro, conforme dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A TV Jornal esteve no centro da cidade nesta quarta-feira (29) e registrou ruas cobertas de lama e móveis destruídos. Muitos moradores relataram que perderam tudo.

Apesar da gravidade da situação, nem todas as famílias aceitaram sair de suas casas. A prefeitura informou que as pessoas que optaram por deixar as residências foram encaminhadas para casas alugadas com auxílio do município ou para um abrigo montado na Escola Municipal Luiz Maranhão.

Uma das afetadas pelas chuvas foi a dona de casa Maria do Socorro, que teve a moradia invadida pela água. "Agora vou ter que recomeçar. Perdi tudo, mas a fé em Deus, não", desabafou.

Por pouco, o aposentado José Aleixo não foi engolido pela água. À reportagem da TV Jornal, ele relatou que foi puxado pela correnteza perto da residência dele, e foi ajudado por vizinhos, que usaram até uma corda para salvá-lo. "Escapuli da corda, tinha um vizinho aqui encostado e me agarrou e me salvou, senão eu tinha morrido", relembrou.

O alento para a população é que não houve vítimas fatais na enxurrada. Duas pessoas ficaram feridas – uma idosa de 68 anos e um adolescente de 14 –, sendo encaminhadas para hospitais no Recife devido a ferimentos.

Apoio financeiro e campanha solidária

Nesta quarta-feira (29), os moradores começaram a receber assistência. A secretária de Assistência Social de Vicência, Luzinete Felisberto, falou sobre o que já está sendo garantido e o que ainda será disponibilizado para as vítimas da chuva. "Colchões e cestas básicas já estão sendo distribuídas com apoio da Secretaria de Assistência Social do estado e da Defesa Civil", disse.

Além disso, a prefeitura garantiu um auxílio emergencial de R$ 2.000 para as famílias que perderam suas moradias.

Para ajudar os moradores, o Governo de Pernambuco anunciou uma campanha de arrecadação de donativos, que começa nesta quinta-feira (30). A ação segue até o dia 7 de fevereiro, com pontos de coleta distribuídos em diferentes unidades de segurança do Estado, nos municípios de Recife, Carpina e Nazaré da Mata.

Os itens prioritários para doação são utensílios de cozinha, como panelas, talheres, copos, pratos e eletrodomésticos; materiais de higiene pessoal e limpeza, como sabonete, shampoo, escova de dentes, absorventes, detergente e desinfetante; alimentos não perecíveis; fraldas infantis e geriátricas.

Os locais de arrecadação estão montados no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Quartel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), 7° GB do Corpo De Bombeiros (Carpina) e 2° BPM (Nazaré da Mata).

Previsão de mais chuvas

No último alerta emitido pela Apac, todas as regiões de Pernambuco seguem em estado de observação. A previsão indica continuidade das pancadas de chuva com intensidade moderada, principalmente na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife. O fenômeno é causado pela confluência dos ventos, que aumenta a instabilidade atmosférica.

Diante desse cenário, as autoridades seguem em alerta e orientam a população a procurar abrigo seguro e acionar a Defesa Civil em caso de emergência, pelo telefone 199.

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Webstories

Últimas

VER MAIS