Eleições 2020

João Fernando Coutinho (PROS) declara apoio à candidatura de João Campos (PSB) para a Prefeitura do Recife

O presidente estadual do PROS, João Fernando Coutinho, anunciou seu retorno a Frente Popular do Recife, nesta sexta-feira (13)

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 13/03/2020 às 22:18 | Atualizado em 13/03/2020 às 22:25
 Divulgação / PSB
O ex-deputado federal destacou a relação histórica que sempre teve com o grupo político e atendeu a um convite do deputado federal João Campos - FOTO: Divulgação / PSB

O presidente estadual do PROS, João Fernando Coutinho, anunciou nesta sexta-feira (13) a aliança do seu partido à Frente Popular. A reaproximação ocorreu após um convite do deputado federal João Campos, principal nome do partido para o pleito majoritário do Recife. “João Fernando sempre foi um quadro da Frente Popular, tinha uma relação de amizade com o meu pai, o ex-governador Eduardo Campos, e essa relação se estendeu a mim. Inclusive, o meu primeiro voto para deputado estadual foi em João Fernando”, enfatizou o parlamentar

>> Sobre candidatura de Débora Dantas, Geraldo Julio diz que PSB está de ''braços abertos''

>>''Eleição não é questão de aritmética, mas de dialética'', diz vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira (PCdoB) ao avaliar cenário eleitoral do Recife

O socialista aproveitou a ocasião para destacar o trabalho que o PROS vem fazendo na construção de uma chapa proporcional forte para as eleições municipais. “É um partido em ascensão, que vem crescendo na política e tem a sua importância em Pernambuco e no Recife”, pontuou.

João Fernando Coutinho, por sua vez, justificou a decisão de retornar à Frente Popular. “Sempre tive com João uma relação fraterna e, para além disso, ele vem desempenhando um grande mandato nas agendas que vem cumprindo em Brasília e no Recife e se consolida como nova liderança regional”, afirmou, acrescentando que o sentimento da legenda é de que o deputado representa a boa política e tem futuro.

Rompimento

Após 20 anos filiado ao Partido Socialista Brasileiro, João Fernando Coutinho ingressou no PROS em 2018. Na época, Coutinho afirmou que “os novos desafios que se apresentam, para novas e antigas questões, exigindo repensarmos alternativas, procedimentos e atitudes políticas, destacadamente a necessidade de ampliação das discussões e da participação da sociedade na vida político partidária”.

Um dos motivos que levaram João Fernando a deixar o ninho socialista, seria a disputa majoritária em Jaboatão dos Guararapes, nas eleições de 2016. Ele foi preterido pelo PSB, que apoiava o então vice-prefeito Heraldo Selva. Ao afirmar que o correligionário não tinha capacidade de unir as pessoas, Coutinho declarou apoio à chapa adversária encabeçada por Neco (PDT).

Apesar de ter deixado o PSB, João contou com a presença do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante ato em que o oficializou como presidente do Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Comentários

Últimas notícias