MINISTÉRIO

Está faltando um pouco mais de humildade para ele, diz Bolsonaro sobre Mandetta

Apesar da crítica ao ministro, Bolsonaro afirmou: "Eu não pretendo demiti-lo no meio da guerra"

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 02/04/2020 às 20:19 | Atualizado em 02/04/2020 às 21:31
REPRODUÇÃO
O presidente Bolsonaro durante a entrevista à Jovem Pan - FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), concedeu uma entrevista nesta quinta-feira (02) ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan. Na oportunidade, dentre tantas perguntas, ele foi questionado pelo jornalista Vitor Brown se pensaria em trocar o atual ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por outro que pense assim como ele. O presidente disse que não pensa em demiti-lo, mas que o ministro precisa ter mais humildade.

>> Bolsonaro quer demitir Mandetta. E Mandetta não quer ficar. Mas terão que se aguentar

"Mandetta quer fazer muito a vontade dele (no combate ao coronavírus). Pode ser que ele esteja certo. Pode ser, mas está faltando um pouco mais de humildade para ele. Neste momento difícil que o Brasil se encontra, precisamos dele para vencer essa batalha”, disse Bolsonaro.

 

>> "Estou trabalhando aqui", diz Mandetta em resposta a Bolsonaro

Outro ponto que o presidente criticou o ministro foi sobre o isolamento. Mandetta defende a quarentena horizontal (quando pede para que toda a população fique em casa) para o combate ao novo coronavírus, coisa que Bolsonaro é claramente contra. O presidente afirmou que "não pretende demiti-lo (Mandetta) no meio da guerra (combate ao coronavírus), não deixando claro a sua posição sobre a permanência de Mandetta na Saúde.

 

>> Ministério da Saúde confirma que Brasil já tinha morte por coronavírus desde janeiro

>> Veja a diferença entre a UTI do coronavírus e a UTI tradicional

>> Curado do coronavírus, Alcolumbre elogia medidas de isolamento social

>> Brasil tem quase 8 mil casos confirmados de coronavírus e 299 óbitos

>> Pernambuco registra nove mortes e 106 casos de coronavírus

"Eu não pretendo demiti-lo no meio da guerra, agora, em algum momento, ele (Mandetta) extrapolou. Ele sabe que tem uma hierarquia entre nós. Eu sempre respeitei todos os ministros. O Mandetta também, porque ele montou um ministério de acordo com a sua vontade. A gente espera que ele dê conta do recado agora. No meio do combate não tem problema. Não é uma ameaça para o Mandetta não. Se ele se sair bem, sem problema, agora, nenhum ministro meu é indemissível, nenhum, explicou.

'Conselho'

Ao falar sobre os posicionamentos de Mandetta, Bolsonaro mandou um conselho para o ministro: "Eu acho que o Mandetta, em alguns momentos, teria que ouvir um pouco mais o presidente da República". O presidente ainda fez uma comparação com as intervenções que faz no ministério coordenado por Paulo Guedes, da Economia. Para que não hajam "atritos", o líder brasileiro afirmou que "entra no meio" para comandar as ordens e exclamou: "As duas áreas são importantes!". "Se o Paulo Guedes achar que só a Economia é importante e o Mandetta achar que só a Saúde é importante, eu vou ter problemas com os dois. Não tem nenhum problema com o Paulo Guedes", ressaltou.

O presidente voltou a chamar de "histeria" os primeiros cuidados do Ministério da Saúde quando começou a epidemia da covid-19 no Brasil, há 40 dias, e disse que, como o tempo passou, "já é hora de colocar os pés no chão", porque "se destruir o vírus e destruir também os empregos, nós vamos destruir o Brasil". Ao fim da sua fala, o presidente desejou boa sorte ao ministro Mandetta. "Boa sorte ao Mandetta. Espero que o Mandetta prossiga na sua missão. Um pouco mais de humildade e a gente vence esse mar revolto aqui, e todos juntos, se Deus quiser, vamos, lá na frente, olhar para trás e dizer: fizemos um bom combate, fizemos o melhor para o Brasil", concluiu.

Críticas sobre fechamento das empresas

Ainda na entrevista, o presidente insistiu em defender a volta dos empregos até a próxima semana, o que contraria as orientações do Ministério da Saúde, que trabalha para combater a proliferação do novo coronavírus. Caso isso não aconteça, o presidente deixou um recado: Eu vou ter que tomar alguma decisão. Para Bolsonaro, a pausa nas atividades trabalhistas causam um efeito dominó na economia brasileira e gera um rombo no setor do abastecimento. "Eu acho que, até na semana que vem, os informais, o pessoa que está empregado e vai receber por volta do dia cinco, o servidor público tem que entender. Se não houver arrecadação, não vai receber também", afirmou.

Confira a entrevista de Bolsonaro ao "Os Pingos nos Is"

O que diz o ministro Mandetta

Em resposta ao presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde disse que "está trabalhando" e que não viu a entrevista do líder brasileiro.

"Não achei nada, não. Não estou sabendo de nada não. Estou trabalhando aqui", informou.

Quando foi questionado se não queria saber do que foi dito, Mandetta respondeu: "OK, vamos trabalhar. Lavoro, lavoro, lavoro (que significa "trabalho" em italiano)".

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias