VOTO DE APLAUSO

Deputado quer homenagear Bolsonaro por jejum e Paulo Câmara por transparência sobre coronavírus

Iniciativas de combate ao coronavírus por parte da Ambev e BR Distribuidora também devem ser homenageadas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/04/2020 às 14:02 | Atualizado em 09/04/2020 às 14:23
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Paulo Câmara e Jair Bolsonaro - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O deputado estadual Adalto Santos (PSB) propôs na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um voto de aplauso ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por ter convocado a população brasileira para um dia jejum, ocorrido no domingo (5), "para o país superar a crise desencadeada pelo novo coronavírus".

>> Coronavírus: Polícias serão vacinadas e receberão EPIs

>> Coronavírus: Caixa permite suspensão do pagamento da casa própria por três meses

Na justificativa, o deputado, lembra de vídeo no qual Bolsonaro convocou o "exército de Cristo para a maior campanha de jejum e oração já vista no país".  "Também parabenizo o Sr. Presidente da República pelo excelente trabalho desenvolvido com dedicação, zelo e compromisso em prol da população", escreveu. Votos de aplauso são costumeiramente aprovados na Assembleia. No entanto, um voto de aplauso, também ao presidente Bolsonaro, proposto por Alberto Feitosa, gerou divergência com deputados de esquerda como Teresa Leitão (PT) e João Paulo (PCdoB).

Jejum

No último final de semana, após pedido de Bolsonaro para líderes religiosos convocarem fiéis para um dia de jejum contra a covid-19, grupos evangélicos se reuniram e fizeram orações em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Ao longo do domingo (5), outros grupos evangélicos foram ao Alvorada e improvisaram um ato de oração pelo presidente da República com músicas religiosas.

Paulo Câmara

Adalto Santos também pretende homenagear o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o secretário de Saúde, André Longo, pelo resultado “de alto nível de transparência” em relação às informações divulgadas sobre o novo coronavírus. O parlamentar utilizou como base estudo da organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR).

"O Estado recebeu 81 pontos, de um total possível de 100, adotado como critério de avaliação. O levantamento foi divulgado na última sexta-feira, 03 de abril. Segundo a OKBR, foram levados em conta critérios como conteúdo dos dados repassados, como idade, sexo e hospitalização de pacientes confirmados, além de informações sobre a infraestrutura da saúde", justificou o deputado estadual.

Doações

Iniciativas de combate ao coronavírus também devem receber homenagens. O deputado Guilherme Uchoa Júnior(PSC), por exemplo, requereu um voto de aplauso à Cervejaria Ambev, pela iniciativa de doar álcool em gel, para Pernambuco. E outros dois para a Campari Group e BR Distribuidora pela doação de etanol.

"A unidade da Ambev sediada em Itapissuma receberá mais de vinte mil unidades do líquido que serão distribuídos para os hospitais de todo o Estado. Assim sendo, é de salutar importância que os nobres Pares da Casa de Joaquim Nabuco acolha o presente Requerimento de Aplauso, pela inciativa dessa e de outras empresas engajadas em apoiar o Governo Estadual", justificou o parlamentar.

Comentários

Últimas notícias